Educação: Bom Sucesso do Sul conquista 5ª melhor posição no estado

Município ultrapassa meta para 2021 do MEC, com pontuação maior que a média estadual em todos os anos do Ensino Fundamental

Bom Sucesso do Sul (PR) no Ideb

*Ideb 2019 Anos Iniciais: 8.0 (Meta: 6.3)
5ª melhor nota do Paraná na rede municipal
*Vem seguindo pontuação bem acima da média nacional desde 2007 (aderiu ao Sistema de Ensino Aprende Brasil em 2012)
*Anos iniciais: Alcançou 127% da meta
*Já ultrapassou a meta de 2021 
*Obteve pontuação maior que a média estadual nos anos iniciais (12%) efinais (16%) do Ensino Fundamental


Os dados do Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), mostraram números de destaque em Bom Sucesso do Sul, com a nota 8.0 – quinta melhor do estado nos ano iniciais do Ensino Fundamental. O resultado foi 27% maior que a meta estipulada para 2019 (6.3) e ultrapassa as médias estadual e nacional. 

Como se não bastasse, Bom Sucesso do Sul também já ultrapassou a meta projetada para 2021. O histórico é consistente: o município segue bem acima da média nacional desde a avaliação de 2013. As notas de anos finais não foram computadas por não ter número de participantes suficientes para gerar os dados.l

Elisana Pilloneto, diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes do município, conta que o bom desempenho é fruto do trabalho em conjunto de toda a equipe pedagógica e da avaliação contínua dos resultados em sala de aula. “Realizamos uma análise com o professor a cada bimestre sobre avanços, dificuldades individuais ou coletivas e fazemos os encaminhamentos necessários, como aulas de reforço, caderno de apoio, conversa com os familiares, reformulação no planejamento do professor e uma avaliação do perfil de cada profissional, para que atue na turma que se identifique”, explica. 

Sobre os resultados, Elisana atribui o sucesso ao trabalho realizado pela equipe docente do município e ao sistema de ensino que utilizam desde 2012. “Os professores aprenderam a trabalhar com a proposta do Aprende Brasil e, apesar das dificuldades desse tempo adverso e de 50% dos professores serem novos, estamos conseguindo manter a qualidade do ensino”.

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em Português e Matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são frutos de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >