Educadores debatem escolas como protagonistas

[flgallery id=1901 /]

Encontro realizado em Curitiba reuniu cerca de 2 mil profissionais que trabalham com os programas A União Faz a Vida, do Sicredi, e Cooperjovem, do Sescoop/PR

Discutir e projetar o futuro da educação, as escolas como protagonistas na comunidade e com ensino que permita a inclusão do aluno para uma sociedade mais ética e colaborativa. Assim foi a edição 2018 do Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, coordenados pelo Sicredi e pelo Sescoop/PR, respectivamente. Cerca de duas mil pessoas se reuniram no grande auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e foram surpreendidas por personagens do cinema, como Charles Chaplin, Carmen Miranda, Cleópatra e Malévola. Apresentações que encantaram ao público e ajudaram a contar histórias de educadores que, de tão inspiradoras, dariam um filme.
Na primeira palestra do dia a mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University (EUA), Letícia Lyle, relembrou sua época de estudante e falou sobre educação de qualidade e a importância das competências socioemocionais no cotidiano escolar.
Em seguida, a equipe da Escola de Criatividade de Curitiba propôs um momento para o compartilhamento de ideias, o 15×15. Cinco educadores com diferentes experiências e histórias inspiradoras compartilharam ações desenvolvidas nas escolas onde atuam e falaram dos resultados obtidos a partir de projetos que ousaram propor uma educação fora dos padrões convencionais.
Jean Sigel, da Escola de Criatividade, ainda conduziu o Provóquios, iniciativa que tem como premissa não debater problemas, mas provocar soluções. Dividida em dois blocos, a atividade contou com a presença de professores, alunos e pessoas ligadas ao cooperativismo. A abertura da atividade foi com o clipe da música Another Brick In The Wall, do grupo Pink Floyd. A partir dessa provocação os participantes discutiram a educação “pasteurizada” e a importância de construir uma escola que leve em consideração as diferenças, agregando os estudantes e interagindo com a comunidade.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi protagonizado por um ex-aluno do programa A União Faz a Vida (PUFV). Otávio é deficiente visual e contou como o projeto ajudou no processo de inclusão e na busca por seus sonhos. O ex-participante do PUFV agora estuda para se formar professor e inspirar novas histórias de superação.
O empreendedor social e fundador do Instituto Elos, Edgard Gouveia Júnior, encerrou o evento com uma palestra bem humorada sobre como jovens motivados podem construir ações transformadoras para a sociedade.
Para o presidente Nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, em dez anos do Programa A União Faz a Vida na área de atuação da Central PR/SP/RJ, já foi possível perceber muitos avanços em relação à melhoria da educação. “Nosso trabalho é feito para que os professores motivados busquem um ensino com cada vez mais qualidade, que desperte a curiosidade dos alunos e resulte em brilho nos olhos. A educação é transformadora, mas precisa do empenho das escolas, educadores, da família e da comunidade. Já avançamos muito e hoje estamos atuando em mais de 700 escolas nos municípios da área de atuação da Central PR/SP/RJ, com a participação de mais de 99 mil alunos. E seguiremos atuando para fazer a diferença em mais comunidades”, afirmou.
Já o Programa Cooperjovem é realizado em vários municípios do Paraná em parceria com as cooperativas Agrária, C.Vale, Castrolanda, Cocamar, Cocari, Colégio Cooperativa da Lapa, Coopagricola, Coopermundi, Copacol, Copagril, Frísia, Lar e Sicoob.
A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella, destacou a importância dos professores para andamentos dos programas desenvolvidos pelas cooperativas. “Hoje o Cooperjovem está engajado com quase 300 mil crianças e adolescentes do País e não tenho dúvida do quanto o projeto faz a diferença para o futuro do Brasil. Esse trabalho é espelho dos valores e dos princípios cooperativistas e tenho certeza que só é possível graças ao patrocínio das nossas cooperativas e os grandes protagonistas, que estão aqui sentados: os nossos professores”, destacou.
A União Faz a Vida
Desenvolvido pelo Sicredi há mais de 20 anos, o programa é a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o projeto já impactou diretamente mais de 99 mil crianças e adolescentes de 764 escolas, em 156 municípios. No Paraná o programa completou 10 anos em 2017 e entre os resultados positivos estão o melhor desempenho escolar dos alunos que frequentam as escolas participantes e o maior engajamento dos pais – o que resultou em um aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa.
Cooperjovem
Tendo por objetivo promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo  a educação cooperativa no cotidiano escolar, o Programa Cooperjovem, coordenado pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), acontece em 367 escolas de 67 municípios, reunindo 31.264 alunos e 1.753 professores capacitados. O programa proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >