Educadores debatem escolas como protagonistas

[flgallery id=1901 /]

Encontro realizado em Curitiba reuniu cerca de 2 mil profissionais que trabalham com os programas A União Faz a Vida, do Sicredi, e Cooperjovem, do Sescoop/PR

Discutir e projetar o futuro da educação, as escolas como protagonistas na comunidade e com ensino que permita a inclusão do aluno para uma sociedade mais ética e colaborativa. Assim foi a edição 2018 do Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, coordenados pelo Sicredi e pelo Sescoop/PR, respectivamente. Cerca de duas mil pessoas se reuniram no grande auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e foram surpreendidas por personagens do cinema, como Charles Chaplin, Carmen Miranda, Cleópatra e Malévola. Apresentações que encantaram ao público e ajudaram a contar histórias de educadores que, de tão inspiradoras, dariam um filme.
Na primeira palestra do dia a mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University (EUA), Letícia Lyle, relembrou sua época de estudante e falou sobre educação de qualidade e a importância das competências socioemocionais no cotidiano escolar.
Em seguida, a equipe da Escola de Criatividade de Curitiba propôs um momento para o compartilhamento de ideias, o 15×15. Cinco educadores com diferentes experiências e histórias inspiradoras compartilharam ações desenvolvidas nas escolas onde atuam e falaram dos resultados obtidos a partir de projetos que ousaram propor uma educação fora dos padrões convencionais.
Jean Sigel, da Escola de Criatividade, ainda conduziu o Provóquios, iniciativa que tem como premissa não debater problemas, mas provocar soluções. Dividida em dois blocos, a atividade contou com a presença de professores, alunos e pessoas ligadas ao cooperativismo. A abertura da atividade foi com o clipe da música Another Brick In The Wall, do grupo Pink Floyd. A partir dessa provocação os participantes discutiram a educação “pasteurizada” e a importância de construir uma escola que leve em consideração as diferenças, agregando os estudantes e interagindo com a comunidade.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi protagonizado por um ex-aluno do programa A União Faz a Vida (PUFV). Otávio é deficiente visual e contou como o projeto ajudou no processo de inclusão e na busca por seus sonhos. O ex-participante do PUFV agora estuda para se formar professor e inspirar novas histórias de superação.
O empreendedor social e fundador do Instituto Elos, Edgard Gouveia Júnior, encerrou o evento com uma palestra bem humorada sobre como jovens motivados podem construir ações transformadoras para a sociedade.
Para o presidente Nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, em dez anos do Programa A União Faz a Vida na área de atuação da Central PR/SP/RJ, já foi possível perceber muitos avanços em relação à melhoria da educação. “Nosso trabalho é feito para que os professores motivados busquem um ensino com cada vez mais qualidade, que desperte a curiosidade dos alunos e resulte em brilho nos olhos. A educação é transformadora, mas precisa do empenho das escolas, educadores, da família e da comunidade. Já avançamos muito e hoje estamos atuando em mais de 700 escolas nos municípios da área de atuação da Central PR/SP/RJ, com a participação de mais de 99 mil alunos. E seguiremos atuando para fazer a diferença em mais comunidades”, afirmou.
Já o Programa Cooperjovem é realizado em vários municípios do Paraná em parceria com as cooperativas Agrária, C.Vale, Castrolanda, Cocamar, Cocari, Colégio Cooperativa da Lapa, Coopagricola, Coopermundi, Copacol, Copagril, Frísia, Lar e Sicoob.
A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella, destacou a importância dos professores para andamentos dos programas desenvolvidos pelas cooperativas. “Hoje o Cooperjovem está engajado com quase 300 mil crianças e adolescentes do País e não tenho dúvida do quanto o projeto faz a diferença para o futuro do Brasil. Esse trabalho é espelho dos valores e dos princípios cooperativistas e tenho certeza que só é possível graças ao patrocínio das nossas cooperativas e os grandes protagonistas, que estão aqui sentados: os nossos professores”, destacou.
A União Faz a Vida
Desenvolvido pelo Sicredi há mais de 20 anos, o programa é a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o projeto já impactou diretamente mais de 99 mil crianças e adolescentes de 764 escolas, em 156 municípios. No Paraná o programa completou 10 anos em 2017 e entre os resultados positivos estão o melhor desempenho escolar dos alunos que frequentam as escolas participantes e o maior engajamento dos pais – o que resultou em um aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa.
Cooperjovem
Tendo por objetivo promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo  a educação cooperativa no cotidiano escolar, o Programa Cooperjovem, coordenado pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), acontece em 367 escolas de 67 municípios, reunindo 31.264 alunos e 1.753 professores capacitados. O programa proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais.

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >