Efraim Rodrigues discute a importância da Biologia da Conservação na Universidade Positivo

[flgallery id=440 /]

Considerado autoridade brasileira no assunto, professor faz palestra gratuita e aberta à comunidade, na próxima sexta-feira (30)

 
O curso de Ciências Biológicas da Universidade Positivo (UP) promove, na próxima sexta-feira (30), o evento “Grandes Nomes da Biologia”, com o professor Dr. Efraim Rodrigues, que atua como Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina e consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU. Com o tema “Os desafios da Biologia da Conservação em um país megadiverso”, será discutida a importância da Biologia da conservação, uma área interdisciplinar, relativamente recente, que busca recursos em ciências naturais, sociais e na prática de gestão de recursos naturais, com o objetivo de proteger espécies, seus habitats e ecossistemas das excessivas taxas de extinção e de erosão das interações entre os seres vivos.
Rodrigues é autor do livro “Biologia da Conservação” (2011), um dos primeiros livros-textos da área publicados no Brasil e título obrigatório entre os especialistas do setor. Além de divulgar os projetos de conservação brasileiros, um dos objetivos da obra é tornar a teoria da disciplina acessível aos alunos de graduação.
O termo Biologia da Conservação foi introduzido pela primeira vez em 1978, como o título de uma conferência realizada na Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, organizado por biólogos Bruce Wilcox e Michael E. Soulé. O motivo do encontro foi a preocupação acerca do desmatamento tropical, desaparecimento de espécies e a erosão da diversidade genética dentro das espécies. A conferência buscou preencher uma lacuna existente na época entre teoria e prática, no que se referia à conservação e, com isso, fez nascer a Biologia da Conservação e o conceito de diversidade biológica (biodiversidade).
Segundo Rodrigues, a ciência da Biologia da Conservação foi desenvolvida como uma resposta à crise de extinção de espécies que o mundo enfrenta atualmente. A Biologia da Conservação é uma síntese de diferentes disciplinas, como Ecologia, Biologia de Populações, Antropologia, Taxonomia, e outras, todas enfocadas na prevenção da extinção de espécies. “O Desenvolvimento de uma Biologia da Conservação Brasileira depende de encontrar um compromisso entre os problemas sociais e a grande biodiversidade no país”, afirma. Entre os projetos que conseguiram alcançar bons resultados no Brasil, o professor destaca o Projeto TAMAR e o Mamirauá.
A palestra “Os desafios da Biologia da Conservação em um país megadiverso”, com Efraim Rodrigues, acontece das 8h30 às 12h, no auditório do Bloco Bege da Universidade Positivo. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição antecipada pela internet (http://bit.ly/Inscricoes-GrandesNomesBiologia).
 
Serviço:
Grandes Nomes da Biologia, com Efraim Rodrigues
Palestra “Os desafios da biologia da conservação em um país megadiverso”
Data: 30 de setembro, das 8h30 às 12h
Local: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville – Auditório do Bloco Bege
A palestra é gratuita, com inscrição prévia: http://bit.ly/Inscricoes-GrandesNomesBiologia
 

Sobre a Universidade Positivo -A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.
 

Share:

Latest posts

kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba
LUP-8425
Representatividade feminina, equidade salarial e diversidade nas lideranças marcam encontro no mês da mulher

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
Com o crescimento exponencial do uso das tecnologias, a cada dia que passa é mais comum ver as crianças,...
Saiba mais >
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba
Diferentes formas de arte se misturam no mesmo palco e encantam o público. Esse é o MishMash, espetáculo...
Saiba mais >
LUP-8425
Representatividade feminina, equidade salarial e diversidade nas lideranças marcam encontro no mês da mulher
Evento organizado por lideranças femininas destaca o panorama das mulheres no mercado de trabalho e aposta...
Saiba mais >
food-allergies-eczema-or-diathesis-in-a-small-ch-2023-11-27-05-13-53-utc (1)
Alergia alimentar mais comum em bebês de até um ano: conheça a APLV
De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, diagnóstico é multifatorial e precisa ser feito com cuidado Vômito,...
Saiba mais >