Elétrica ou manual? Descubra a diferença entre as escovas de dente

O que antes só assistíamos nos filmes, agora passam a ser encontradas nas rotinas de autocuidado e higiene dos brasileiros também. Sim, as escovas de dente elétricas estão ganhando espaço nos lares do País. Com vários modelos, este tipo de escovação ainda gera diversos questionamentos por parte dos usuários.

A principal dúvida é se, de fato, elas são eficientes na higiene bucal e se podem ser consideradas melhores para essa rotina do que as escovas manuais. “Cada modelo tem a sua proposta, mas os dois podem ser efetivos na escovação, basta saber qual deles lhe causa mais conforto e se, dentro das particularidades, encaixa com a sua necessidade”, esclarece o dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, João Piscinini.

Prós x Contras

Uma pesquisa da unidade de periodontologia da Universidade Médica de Greifswald, na Alemanha, monitorou mais de 3 mil pessoas por 11 anos para analisar cáries, doenças nas gengivas e taxas de perda dentária. O objetivo era justamente avaliar o impacto ao longo prazo do uso de escovas de dente elétricas e manuais. E o que os pesquisadores levantaram no estudo foi que os participantes que usavam escovas elétricas tinham menos problemas bucais, como cáries, periodontite e perda de dentes. A justificativa parece estar em algo possível de alcançar independentemente do equipamento usado: a técnica.

“O foco de uma boa escovação precisa ser a remoção da placa bacteriana que é a principal responsável por grande parte das doenças bucais. Então, a atenção aos detalhes nesse momento da rotina diária é essencial. É preciso cuidar da intensidade, da amplitude dos movimentos e do tempo que você dedica à escovação”, explica o especialista João Piscinini.

A escova de dentes elétrica, além de efetiva na higiene bucal, também é prática e conta com pontos positivos da modernidade, como a cronometragem da escovação, que permite uma higienização no tempo indicado pelos dentistas. O modelo também auxilia na limpeza de locais mais difíceis de serem alcançados por contar com movimentos mais abrangentes e específicos, que as pessoas podem não conseguir realizar manualmente.

Já as escovas tradicionais têm como pontos positivos a praticidade de não precisar conectá-las na tomada, a eficácia na limpeza quando se tem uma boa técnica e a acessibilidade, pois é possível encontrá-las nos mais variados valores e locais. Como pontos negativos estão o uso inadequado, como a força utilizada na escovação, que pode acarretar problemas nas gengivas, e a escovação rápida demais, uma vez que não há um contador de tempo nela.

Como escolher o modelo ideal

A escova elétrica é geralmente mais indicada para quem tem algum tipo de limitação de mobilidade, além de crianças que ainda não conseguem realizar a movimentação correta para a escovação sozinhas. Pessoas que sofrem de problemas na gengiva também se beneficiam desse modelo, pois com a automatização dos movimentos, não é necessário fazer força ao escovar.

Mas, com dedicação e uma boa técnica, o importante é escolher o melhor modelo de acordo com suas particularidades e possibilidades. “O ideal é sempre consultar um dentista para que ele indique a escova ideal, baseado na avaliação da rotina e necessidades de cada paciente”, ressalta Piscinini.

Sobre a Neodent 

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 80 países. O propósito da marca faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de dois mil colaboradores, que trabalham com orgulho de pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por aprendizado e crescimento. 

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas sorriam.

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >