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Embalagem com atmosfera modificada amplia conservação dos alimentos

Postado no dia: 23 de setembro de 2020
Embalagem com atmosfera modificada amplia conservação dos alimentos
  1. Pão sem glúten de coco, com tecnologia de atmosfera modificada nas embalagensCréditos: divulgação

Tecnologia foi desenvolvida no Brasil pela Jasmine Alimentos, preservando características sensoriais do produto, como odor, sabor e textura, com segurança e qualidade

Os conservantes são substâncias químicas, naturais ou sintéticas adicionadas aos alimentos para preservar suas características e aumentar o tempo de vida útil. Contudo, dependendo das substâncias utilizadas, os conservantes podem trazer prejuízos à saúde, além de modificar aspectos dos alimentos. Mesmo com os conservantes, alguns alimentos como pães e bolos, registram altas taxas de desperdícios.

Pensando na qualidade e na ampliação da vida útil dos produtos, a Jasmine Alimentos – empresa especializada em alimentos saudáveis – foi pioneira ao introduzir no Brasil uma planta dedicada para a produção de pães e bolos sem glúten, que conta com a tecnologia de atmosfera modificada nas embalagens. “Já usávamos essa inovação na nossa matriz, na França. Trouxemos o know how francês e adaptamos ao que tínhamos disponível no Brasil, em termos de equipamentos e ingredientes, desenvolvendo a primeira planta dedicada para a produção de pães e bolos sem glúten – e ainda com o uso de embalagens com atmosfera modificada”, afirma a engenheira de processos da Jasmine, Mariane Bento.  

Desde 2015, quando o projeto começou a ser desenhado, a empresa investiu cerca de R$ 8 milhões para criar e produzir a linha de pães e bolos sem glúten, com a tecnologia inovadora. Segundo Mariane, o processo garante vida longa aos alimentos, com validade de seis meses, conservando suas características sensoriais, como odor, sabor, textura e aspecto. “Utilizamos uma embalagem termoformada de alta barreira, para garantir que não ocorra troca de gases de dentro da embalagem com o ambiente externo. Embalar um produto em atmosfera modificada significa substituir a atmosfera natural existente na embalagem por uma mistura de gases, que garantem vida longa ao alimento, conservando suas características sensoriais com segurança e qualidade”, explica a engenheira.

Antes de chegar às gôndolas dos supermercados, a especialista em assuntos regulatórios da Jasmine, Fabiane Costacurta, garante que há um processo de controle rigoroso para assegurar a qualidade dos produtos. “A nova solução aumenta não somente a proteção química, mas também a proteção física do pão. O seu manuseio requer menos cuidados que o tradicional pão de forma em sacos de polietileno e assim reduz também as perdas logísticas. Trabalhamos com uma tecnologia para comprovar a ausência de danos na embalagem, para garantir a segurança efetiva do produto e os benefícios para o consumidor”, comenta. 

A inovação na produção dos pães fatiados sem glúten chegou aos supermercados em 2016. Em 2017, a Jasmine Alimentos criou tamanhos diferentes de embalagens, para se adequar às variadas demandas dos consumidores e assim reduzir ainda mais o desperdício de alimentos. Em 2018, a marca lançou bolos sem glúten a partir da mesma tecnologia, com os sabores “chocolate com gotas” e “laranja com chia”. No mesmo ano, a empresa investiu nos pães de hambúrguer australiano e tradicional, para atender à demanda de consumidores que buscam alimentos sem glúten. Em 2020, a Jasmine Alimentos está lançando dois novos sabores de pães fatiados sem glúten – pão com coco e pão com chia e ervas finas – ampliando a linha que já corresponde a 12% do faturamento da empresa.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

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