Empoderamento é a palavra mais buscada no Aurélio em 2016

[flgallery id=643 /]

Um levantamento da Editora Positivo apresenta as dez palavras mais buscadas no Dicionário Aurélio, em 2016. A principal palavra deste ano foi “empoderamento”. Na sequência, ficaram “política” e “sexo”, seguidas de “racismo” e “microcefalia”. A pesquisa leva em consideração ferramentas direcionadas para mais de 2 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, que utilizam as soluções educacionais da Editora Positivo. O estudo foi realizado entre 1º de janeiro e 14 de dezembro de 2016.

Segundo o diretor geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos, “fazendo uma análise, é possível perceber que a busca por palavras está muito relacionada com o momento em que a sociedade se encontra”. “Algumas palavras como empoderamento, têm diversos desdobramentos, já que neste ano falou-se muito sobre este tema no País, tanto no cenário político, por meio da sociedade que vem buscando seu empoderamento ou até mesmo a luta das mulheres pela igualdade de gênero”, argumenta. A mesma teoria se aplica para microcefalia, uma condição neurológica até então desconhecida e que se gerou uma necessidade de entendimento para públicos de diversas idades.
Um dos pontos a se ressaltar é que, embora a consulta tenha sido feita por meio dos portais, existe toda uma “família de dicionários Aurélio”, com obras que contemplam as diversas faixas etárias de leitores/pesquisadores e que continuam sendo amplamente procurada pelo público, especialmente o escolar. Assim, existem opções para crianças bem pequenas, incluindo ilustrados. O Dicionário Ilustrado Aurelinho, por exemplo, conquistou o 26º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). O Aurelinho foi o último dicionário escrito por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. O caráter didático, a riqueza de detalhes nas definições e os exemplos apropriados formam a base da obra que é editada pela Editora Positivo.
Conforme as ferramentas de busca (portal Educacional, Portal Positivo e Portal Aprende Brasil) o ranking das palavras mais pesquisadas no Aurélio, em 2016, foi o seguinte:
1. Empoderamento
2. Política
3. Sexo
4. Racismo
5. Microcefalia
6. Restinga
7. Contradição
8. Amor
9. Verbete
10. Mitologia
Sobre a Editora Positivo:
Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Share:

Latest posts

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Shopping presenteia clientes com toalhas exclusivas inspiradas em animais ameaçados de extinção Em...
Saiba mais >
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Vídeos educativos tiveram tradução em Libras feita por crianças para crianças; treinamento de colaboradores...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado
Modalidade se mostra mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil Nos últimos...
Saiba mais >
Envato Imagens
Especialistas debatem soluções práticas para gestão de riscos corporativos e estratégias de segurança no GRC Brasil 2024
Evento ocorre no dia 8 de outubro no Secovi-SP e reunirá líderes empresariais e especialistas em gestão...
Saiba mais >