Empresários do turismo lançam campanha para conter avanço da Covid-19 no litoral do Paraná

[flgallery id=3266 /]

Iniciativa visa conscientizar moradores de Morretes sobre a importância das medidas de contenção para reduzir os impactos na saúde e na economia

Conter o avanço da Covid-19 para pensar na retomada da economia. Esse é o objetivo dos empresários do ramo do turismo na cidade de Morretes (PR), que suspenderam voluntariamente suas atividades em março, devido ao impacto da pandemia. Contudo, o município litorâneo de 16 mil habitantes já registrou mais de 170 casos de Covid-19, o que incentivou a Prefeitura e o Morretes Convention & Visitors Bureau a lançarem neste mês a campanha “Morretes Destino Certo”, que visa conscientizar e proteger a saúde da população como solução para a retomada das atividades econômicas. A campanha está disponível nos canais @prefmorretes, @visitemorretes e no Youtube.

A iniciativa reforça medidas já regulamentadas pelo município, como obrigatoriedade do uso de máscara, proibição de aglomerações e protocolos rígidos de distanciamento social, além da fiscalização com barreiras sanitárias. A campanha também pede colaboração, por parte da população, com os profissionais que estão na linha de frente, protegendo a cidade.  

Outra medida implementada foi a proibição da entrada de pessoas que não residem em Morretes, desde o dia 9 de abril, o que impactou diretamente no turismo do município, que já registra prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões entre os meses de março e junho. Em todo o Paraná, a pandemia também registrou impacto econômico no setor turístico: 50,6% dos entrevistados pela pesquisa realizada pela Paraná Turismo apontam que as restrições impostas pelo surto do novo coronavírus impactará até 75% da receita em 2020.

De acordo com o levantamento realizado pela Universidade Estadual de Londrina, mais de 40% da população ativa em Morretes está empregada direta ou indiretamente pelo setor de turismo. O número também gera impacto na arrecadação de impostos, principalmente de ISS. “De forma indireta, todos dependem do turismo, porque a economia recebe uma injeção grande desse setor há muitos anos. A interrupção das atividades impacta bastante a cidade”, comenta o presidente do Morretes Convention & Visitors Bureau, Lourenço Malucelli.

Empreendedora do setor do turismo na região, Tatiana Perim afirma que a urgência no momento é conscientizar a população para que as medidas de contenção da doença sejam seguidas e a retomada do turismo aconteça o mais rápido possível . “É imprescindível que toda a população adote as medidas preventivas para evitarmos um avanço acelerado da doença. O quanto antes contermos os índices na cidade, mais rápido poderemos pensar na reabertura cautelosa do turismo, que é uma das principais fontes de renda da região”, destaca.

Sobre o Morretes Convention & Visitors Bureau

O Morretes Convention & Visitors Bureau é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, formada por aproximadamente 15 empresas empenhadas em apoiar o desenvolvimento do turismo local. São restaurantes, pousadas, parques, hotéis e comércios que acreditam no potencial gastronômico, histórico e natural de Morretes.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >