Empresas de ônibus discutem inovação e mobilidade em Curitiba

Novas soluções e tendências foram debatidas por especialistas no Fórum que marcou o lançamento do CWBUS Inovação

[flgallery id=2632 /]

Mobility as a Service. Esse foi o tema de um dos painéis do Fórum Sistema de Transporte Coletivo – Ação Faz Inovação, promovido pelas Empresas de Ônibus de Curitiba nesta terça (29). Mediado pelo CEO da Smart Green Tecnologia SA, Sandro Vieira, o tema foi debatido pelo vice-presidente do Instituto da Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil, Caique Ferreira, pelo gerente sênior de infraestrutura e suprimentos do Lactec, Fábio Dib, pelo chefe de Policy da Grow, responsável pelas marcas Yellow e Grin, Luiz Marcelo Alves, e pela superintendente de trânsito da Setran, Rosangela Battistella.

Na abertura do painel, Rosangela comentou sobre os altos números de veículos por habitante e sobre os projetos de educação no trânsito. “Nossos projetos incentivam os cuidados no trânsito e já nos mostram bons resultados com essa mobilização”, comentou a superintendente. Em 2018, Curitiba reduziu em 46% o índice de mortes no trânsito. “Nossa meta é que até 2020 esse número seja ainda melhor”, adiantou.

O Chefe de Policy da Grow comentou sobre o modelo de negócio da marca, que é baseado na micromobilidade. ”O Brasil perde mais R$ 250 bilhões por ano em congestionamento, além de gerar grande poluição e violência no trânsito. Buscamos um meio de transporte que impacte o usuário, social e economicamente, que diminua a poluição na cidade e que permita uma melhor experiência durante o trajeto”, disse Luiz Marcelo, que também sugeriu uma integração das bicicletas e patinetes com o transporte coletivo, aumentando o poder de escolha dos usuários.

Fábio Dib comentou sobre um desafio interno no deslocamento dos colaboradores entre os prédios da empresa em dias de reunião. Uma medida tomada foi a implementação de bicicletas e patinetes elétricos, sem emissão de C02 e com estação de energia solar. “Inovamos em levar um meio de locomoção diferente dentro do ambiente corporativo, e queremos ampliar ainda mais a utilização desses veículos dentro do próprio Lactec e integrado ao transporte público, tendo em vista a diferença nos perfis que temos dentro da empresa”, contou o gerente.

O representante da Renault comentou sobre o mito da rivalidade entre o transporte público e os carros particulares. “Cada solução tem sua utilidade. Eu posso utilizar o transporte público durante o dia, e à noite, por exemplo, sair com meu carro para jantar. Não existe uma guerra entre as soluções de mobilidade. O que sabemos é que os dois devem se reinventar”, disse Ferreira. A marca foi a primeira no Brasil a anunciar e vender carros elétricos e possui diversas iniciativas de Car Sharing (compartilhamento de carros), que pode reduzir em cerca de 30% da frota em uma cidade. Segundo ele, a integração desses serviços deve ser ampliada a fim de propiciar aos usuários diferentes soluções para diferentes necessidades.

INOVAÇÃO

Ainda durante o Fórum, a coordenadora de Inovação da NTU, Maria Luiza Santos, apresentou o programa Coletivo, que é um programa focado no cliente por meio da inovação. “Vimos a necessidade de atender a uma demanda diferente do consumidor. Ele é quem tem o poder de escolha agora. Por isso, queremos fomentar a evolução do transporte público, visando à mobilidade sustentável nas cidades para o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida”, disse a coordenadora, lembrando que, além das empresas do setor, investidores, startups, universidades, aceleradoras, ecossistemas, parceiros e a sociedade como um todo estão integrando o Coletivo NTU.

Outra iniciativa importante lançada durante o Fórum Sistema de Transporte Coletivo – Ação Faz Inovação foi o CWBUS Inovação. A entidade, que vai funcionar como um “hub”, deve integrar os atores desse ecossistema e desenvolver soluções para melhorar a mobilidade urbana da capital paranaense, valorizando o transporte público e integrando-o aos novos modais. “Nosso objetivo é colocar Curitiba novamente no topo do ranking do transporte público mundial, promovendo debates e propondo soluções viáveis para o transporte coletivo”, revelou o CEO do CWBUS Inovação, Luiz Alberto Lenz Cesar.

Share:

Latest posts

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Por Diego Winagraski Vivemos em uma era na qual os dados são a nova moeda da economia digital. Mas...
Saiba mais >
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Com o objetivo de impulsionar os resultados dos negócios por meio da transformação digital e do uso de...
Saiba mais >
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial
Criado pela arquiteta Roberta Lanza, ambiente está no NH Curitiba The Five, hotel oficial do evento Um lounge que...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Lazer sob medida vira fator decisivo para compra de imóveis de luxo
Pesquisa da Abrainc revela que 62% dos compradores consideram espaços temáticos e experiências personalizadas...
Saiba mais >