Empresas se mobilizam para produzir máscaras e óculos protetores para profissionais de saúde

Grupos de profissionais espalhados em todo o Brasil estão imprimindo em 3D clipes em resina, indispensáveis para ajustes em EPIs

Uma ação que começou com uma postagem numa rede social em poucos dias já mobiliza mais de 200 pessoas, espalhadas pelo Brasil inteiro, para produzir e doar equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. São engenheiros, professores, estudantes e técnicos, cada um com sua especialidade, atuando de forma colaborativa para aumentar os estoques de EPIs que são escassos no país.

Com cerca de 50 funcionários, a empresa de fabricação de resinas para impressão 3D, Yller Biomateriais foi recém-adquirida pela Neodent e viu sua produção reduzir com a chegada do coronavírus ao Brasil. Veio então a ideia de fazer uma postagem no LinkedIn colocando a indústria de Pelotas, no Rio Grande do Sul, à disposição de projetos que tivessem como finalidade o combate à pandemia.

A partir daí os contatos não pararam e a empresa agora repassa a matéria-prima para a impressão em 3D de peças usadas na montagem de óculos e máscaras de proteção de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. “São pessoas e pequenos grupos que tinham impressoras 3D e decidiram colocá-las para funcionar com esse mesmo propósito. Dentro da nossa equipe, se fossemos pensar apenas na nossa rotina tradicional de trabalho estaríamos hoje parados. Mas decidimos focar nesse objetivo comum”, conta o CEO e fundador da Yller, Dr. Fabrício Ogliari.

Os clipes feitos nas impressoras 3D são peças estruturais que servem para adaptar os óculos de proteção ou viseira ao rosto, um ajuste imprescindível para que os equipamentos sejam efetivos. Os insumos saem do Rio Grande do Sul para várias partes do Brasil. Por ser uma matéria-prima para a área da saúde, essa logística tem prioridade nas transportadoras. Após contato inicial, a Yller faz uma triagem e destina a resina para os interessados, que produzem as peças finais e doam para hospitais de suas regiões. Mais de 50 solicitações já foram atendidas pela empresa.

“Acreditamos que criar redes colaborativas que se articulam na defesa à vida é um dos caminhos para vencermos essa situação. Juntos, e somente assim, sairemos desse momento difícil que paralisa nossa saúde, nossa vida em sociedade e nossa economia. A Yller tem em sua missão o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e podemos fazer a diferença em uma fase em que o mundo busca respostas”, diz o CEO.


Sobre a Yller Biomateriais

A Yller é uma empresa de materiais dentários fundada em 2012 pelos cirurgiões-dentistas Fabrício Ogliari e Aline Ogliari. Apesar de ser uma empresa jovem, ela já possui um reconhecimento nacional significativo devido à expertise de seus parceiros fundadores na área de materiais desenvolvidos, sintetizados e produzidos internamente com os mais altos padrões de qualidade.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Share:

Latest posts

Divulgação
Do escambo ao e-commerce: como o fator humano ainda move o varejo no século XXI
Divulgação GT Building
Integração com estilo: 7 projetos de salas de estar em conceito aberto
Crédito: divulgação
Londrinense conquista bolsa integral em universidade do Canadá

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Do escambo ao e-commerce: como o fator humano ainda move o varejo no século XXI
Por Cida Oliveira Desde as primeiras trocas entre civilizações antigas até os complexos ecossistemas...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Integração com estilo: 7 projetos de salas de estar em conceito aberto
Estilo valoriza a sensação de amplitude e integração em residências contemporâneas. Arquiteto aponta...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Londrinense conquista bolsa integral em universidade do Canadá
Giovanna Ravagnani de Oliveira é uma das duas brasileiras selecionadas para a bolsa Lester B. Pearson A...
Saiba mais >
Colégio Positivo
Oficinas gratuitas no Parque Barigui celebram o meio ambiente
Colégio Positivo promove brincadeiras inspiradas nos quatro elementos da natureza No sábado, 28 de...
Saiba mais >