Educação

Postado no dia: 25 novembro 2021

Encontro Nacional da Rede de Colaboração discute colaboração intermunicipal em educação no contexto de retomada das atividades presenciais nas escolas

Nesta edição, o encontro reunirá representantes de iniciativas de colaboração em educação e especialistas sobre o tema. O evento, virtual e aberto ao público, promoverá rodas de conversa e workshops formativos.

O VI Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação acontecerá no dia 01.12.21, das 10h às 17h30 (pela manhã, abertura geral e roda de conversa com especialistas, e à tarde, mediante inscrição prévia, workshops formativos). O evento, aberto ao público, e pela segunda vez realizado em formato virtual, terá como foco o potencial da colaboração entre os municípios para solucionar os desafios trazidos pelo contexto de retomada das atividades presenciais nas escolas. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://bityli.com/slv0WL .

O evento, promovido pela Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que reúne 21 iniciativas de colaboração em educação do país, conta com o apoio do Itaú Social, Instituto Positivo e Movimento Colabora Educação para sua realização. 

Com transmissão pelos canais do Youtube da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, Itaú Social e Instituto Positivo, na programação de abertura, haverá uma roda de conversa com especialistas sobre a temática, com a participação do professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV), Fernando Luiz Abrucio, da professora e consultora educacional Pilar Lacerda, e de dois representantes de iniciativas de colaboração em funcionamento nos estados de Santa Catarina e Alagoas: Gilmara da Silva, Coordenadora do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Colegiado de Gestão em Educação da Região da Foz do Rio Itajaí – (Cogemfri/SC) e Djalma Barros Siqueira Neto (dirigente municipal de educação de  Coruripe/AL e coordenador da Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – Conisul). 

No período da tarde, a partir das 14h30, o evento também promoverá a realização de dois workshops formativos com o Instituto Articule e Comunidade Educativa Cedac, nos quais os participantes serão conduzidos a dinâmicas e diálogos técnicos em torno de questões centrais: articulação interinstitucional e recomposição das aprendizagens. Os workshops, com vagas limitadas a 40 pessoas, buscarão demonstrar, por meio de experiências concretas e ensaios para a resolução de problemas, como a colaboração entre os municípios pode responder aos desafios colocados às redes municipais de ensino no contexto de retomada das atividades presenciais, bem como em outras situações. 

Sobre a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação – é uma iniciativa suprapartidária sem fins lucrativos, que representa a união de forças institucionais, tanto públicas quanto privadas, que atuam em regime de colaboração, como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Sua principal missão é articular, apoiar e coordenar ações que promovam o desenvolvimento de territórios colaborativos e que contribuam para a melhoria da educação nos municípios.   A Rede de Colaboração é composta atualmente por 21 iniciativas de colaboração intermunicipal em educação, que estão distribuídas em 08 estados brasileiros: Bahia, Paraíba, São Paulo, Alagoas, Piauí, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para conhecer mais sobre a Rede, acesse: http://www.redeintermunicipaledu.com.br/

PROGRAMAÇÃO: 

Abertura (10h às 11h30)

Boas-vindas e apresentação da Rede de Colaboração

Dinâmica colaborativa: Fábio Brotto – Projeto Cooperação

Roda de conversas com especialistas: Fernando Abrucio (FGV/SP), Pilar Lacerda (FGV/RJ), Gilmara da Silva (Cogemfri/SC) e Djalma Barros (Conisul/AL)

Workshops

14h30 às 16h00: Experiências exitosas em diálogos interinstitucionais. Parceiro técnico: Instituto Articule

16h00 às 17h30: Recomposição da aprendizagem. Parceiro técnico Comunidade Educativa Cedac

SERVIÇO:

O quê: VI Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação

Quando: 01 de dezembro de 2021, 10h às 11h30 (abertura e rodas de conversa) e 14h30 às 17h30 (workshops) 

Onde: Abertura – Youtube da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, Itaú Social e Instituto Positivo e Workshops, via plataforma Zoom 

Mais informações, programação e inscrição: http://www.redeintermunicipaledu.com.br 

Inscrições pelo link: https://bityli.com/slv0WL 

 

CONTATO:

Thamara Strelec 

11 99510-8934 thamara.strelec@conhecimentotriade.com.br

Crédito: divulgação/Instituto Positivo

  • Tags:
  • Instituto Positivo

Notícias relacionadas

Leia mais

Universidade seleciona pacientes para tratamento de harmonização orofacial

A Clínica de Odontologia da Universidade Positivo (UP) está selecionando pacientes para…

Saiba mais
Leia mais

Paciente realiza sonho de conhecer heliponto e aeronave da Polícia Militar dentro de hospital SUS

Já se passaram três anos desde o primeiro internamento de Lucas Camargo no Hospital…

Saiba mais
Leia mais

Com mercado imobiliário de alto padrão em alta, Curitiba ganha empreendimento único

O novo olhar sobre o “morar” e o conceito de viver bem, somados à busca por mais qualidade de…

Saiba mais
Leia mais

Ação inédita de Natal sorteia um apartamento em Londrina (PR)

A chegada das festas de fim de ano de 2021 deve refletir diretamente na retomada da economia no…

Saiba mais

Ver todas notícias

×