Programa de escuta foi essencial para desenvolver iniciativa interna no Grupo Marista de entrega de marmitas para colaboradores PcD Créditos: Divulgação/Grupo Marista

Entrega de refeições por bicicleta para colaboradores PcDs garante inclusão e praticidade no ambiente corporativo

Programa de escuta do Grupo Marista atende pedido interno e traz alternativa eficiente para horário do almoço

A partir de um momento de escuta, a coordenadora de Atração e Inclusão do Grupo Marista, Tania Mior Botemberger, percebeu que algo aparentemente benéfico para os colaboradores não estava atendendo às necessidades de todos. O Bistrô foi inaugurado para atender à demanda corporativa de ter um espaço onde as mais de 3 mil pessoas que trabalham presencialmente pudessem fazer suas refeições sem precisar sair do câmpus. No entanto, durante conversas realizadas com os colaboradores PcDs, muitos relataram dificuldades em ir até o local para almoçar, seja pela distância, pelo tempo para o almoço ou pela acessibilidade no trajeto. 

“Temos muitos momentos de conversa com esse público dentro do nosso Programa Incluir, e essa demanda surgiu a partir de um desses encontros. Foi quando percebemos que, antes de tomar qualquer decisão que acreditamos ser benéfica para esses colaboradores, precisamos primeiro ouvi-los”, conta a coordenadora. Durante essas conversas, os profissionais mencionaram que preferiam receber um vale-alimentação em vez do benefício do Bistrô, devido às  dificuldades de deslocamento que muitos enfrentam no dia a dia. No entanto, a implementação dessa solução envolveria burocracia e tempo.

Para buscar uma resolução rápida e assertiva, a instituição sugeriu a criação de um serviço de entrega de marmitas do próprio Bistrô nos setores dos colaboradores que optassem por esse formato. “Encaminhamos um formulário para todos os colaboradores PcDs, perguntando se tinham interesse. A partir disso, fizemos um levantamento com nomes, telefones e setores dos interessados e criamos um  grupo de WhatsApp para realizar as solicitações”, conta a coordenadora. 

Todos os dias, das 7h às 9h, os pedidos são feitos, e as entregas das marmitas são realizadas entre 11h e 13h. Para isso, o Grupo Marista contratou um funcionário que, diariamente, entrega os almoços de bicicleta. “As barreiras existem em diversos momentos para as pessoas com deficiência; o que cabe a nós é entendermos quais são as suas necessidades e transformá-las em acessibilidade”, analisa Tania. 

Share:

Latest posts

CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Novo espaço de leitura no Parolin busca aproximar crianças dos livros
WhatsApp-Image-2025-12-01-at-08.40
Projeto de despoluição do Lago Igapó vence 2º Smart Cities Hackathon
DSCF2658
Férias verdes: 11 livros para despertar a consciência ambiental dos jovens

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Novo espaço de leitura no Parolin busca aproximar crianças dos livros
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2025-12-01-at-08.40
Projeto de despoluição do Lago Igapó vence 2º Smart Cities Hackathon
Estudantes do 9° ano ganham mentorias e capacitação do Senai para implementar iniciativa Os alunos...
Saiba mais >
DSCF2658
Férias verdes: 11 livros para despertar a consciência ambiental dos jovens
O hábito da leitura entre os brasileiros está em queda: segundo a 6ª edição de Retratos da Leitura no...
Saiba mais >
NHLANCASTER
Minor Hotels convida a viver festas de fim de ano com experiências únicas nas principais cidades da América Latina
A Minor Hotels Europe & Americas, proprietária e operadora hoteleira global com mais de 640 hotéis...
Saiba mais >