Envolvimento social causa impactos positivos no cotidiano de colaboradores e comunidade

Instituição curitibana aposta em ações sociais e atividades para público interno

[flgallery id=2600 /]

Em um País rico em recursos, mas carente de benefícios para a população, empresas e instituições assumem um papel ainda maior com a sociedade. As corporações passaram a pensar além do lucro, da geração de empregos e do pagamento de impostos, e boa parte já entendeu o poder que há na disseminação de ideias e na prestação de serviços à comunidade.

Uma gestão baseada em responsabilidade social empresarial é capaz de otimizar seu know-how e recursos materiais e humanos para promover o desenvolvimento sustentável e auxiliar na redução das desigualdades sociais. Um exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização que desenvolve e implementa soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação para a gestão pública. Com sede em Curitiba (PR), a instituição firmou recentemente convênio com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) para promover melhorias em salas de treinamento e laboratório de informática, além de prestar assistência técnica para os equipamentos e realizar cursos de capacitação profissional para os assistidos pela associação.

Além desse projeto, o Instituto disponibiliza sistema de informações, infraestrutura lógica e suporte técnico nos eventos do programa Justiça no Bairro, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com o objetivo de facilitar o acesso de comunidades carentes a atendimento jurídico.

De acordo com o gestor de Responsabilidade Social do ICI, Ozires de Oliveira, ações como essas beneficiam também o clima organizacional. “Os colaboradores envolvidos nos projetos sentem-se realizados e mais motivados no ambiente de trabalho e no convívio social”, diz o gestor.

O espírito colaborativo propiciou também uma parceria com o projeto Brasil sem Frestas, que leva conforto térmico para pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do revestimento de suas casas com placas formadas por caixas vazias de leite. “Embora não esteja relacionada a serviços de tecnologia, a iniciativa tem alinhamento com o nosso propósito como instituição, que é trazer melhoria para a vida das pessoas”, comenta Ozires. Além de doar as embalagens consumidas no Instituto, o ICI serve de ponto de entrega de doações dos colaboradores e familiares, fomentando a arrecadação entre a comunidade. Ainda, está sendo montado um grupo de colaboradores voluntários para mutirões de costura e instalação das placas nas residências.

Ações internas com foco em sustentabilidade e qualidade de vida também são promovidas na organização. Palestras sobre práticas sustentáveis, como separação de lixo e prevenção ao suicídio (em comemoração ao Setembro Amarelo), campanhas para economia de energia, coleta de lixo eletrônico, incentivo à atividade física e feiras de produtos orgânicos são algumas das práticas desenvolvidas.

A instituição também inova nas ações com o objetivo de sensibilizar ainda mais as equipes: uma intervenção montada no hall do prédio mostrou a quantidade de copos plásticos consumidos pela empresa em apenas 45 dias – cerca de 24 mil unidades. Todos os colaboradores receberam canecas de cerâmica para reduzir o consumo de copos plásticos na instituição e, em três meses, o uso já caiu pela metade.

“Nosso negócio é desenvolver soluções para que a gestão pública possa otimizar os serviços e o atendimento à população. Extrapolar nossa missão para também melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e participar ativamente de outras iniciativas só reforça os resultados que uma cultura colaborativa pode trazer para a sociedade”, comenta Oliveira. Segundo ele, os colaboradores estão levando as práticas aprendidas para os núcleos familiares e círculos de amigos, ampliando o impacto positivo.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2025-09-11-at-15.19
Biopark Educação firma parceria com universidade japonesa para intercâmbio e pesquisa
hospital story
Jovem de 22 anos volta a ter qualidade de vida após operação cardíaca inédita em Curitiba
Crédito: Minor Hotels Europe & Americas
O que é que a Colômbia tem? Aeroporto de Bogotá é o mais movimentado da América Latina

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2025-09-11-at-15.19
Biopark Educação firma parceria com universidade japonesa para intercâmbio e pesquisa
Delegação composta por integrantes do Biopark Educação e do Governo do Paraná visitou instituições de...
Saiba mais >
hospital story
Jovem de 22 anos volta a ter qualidade de vida após operação cardíaca inédita em Curitiba
Cardiologistas implantam prótese cardíaca em cirurgia rara no Hospital São Marcelino Champagnat Guilherme...
Saiba mais >
Crédito: Minor Hotels Europe & Americas
O que é que a Colômbia tem? Aeroporto de Bogotá é o mais movimentado da América Latina
Com arte, história, cultura, gastronomia e paisagens incríveis, país vive um boom no setor turístico Entre...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira
Por Paulo Rocha* No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples,...
Saiba mais >