Erva-mate vira tinta para crianças

[flgallery id=1854 /]

Matéria-prima é usada na produção do pigmento orgânico que também tem encantado artistas plásticos

Uma nova cor que retrata a natureza agora integra a paleta de tintas orgânicas de uma startup carioca: o verde erva-mate, com cor de jardim – de Mata Atlântica, de Floresta de Araucárias -, foi incluído nos pigmentos vegetais da marca Mancha, que também conta com produtos à base de cacau, açafrão e urucum.
A ideia do produto é oferecer uma brincadeira saudável e sem limites para todas as crianças: colorir, divertir e criar boas memóriascom recursos que vêm da natureza. Para a nova cor, a marca buscou a Araucária+, iniciativa – criada a partir da parceria da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da Fundação CERTI – que tem como objetivo gerar inovação em negócios que contribuem para a conservação da Floresta com Araucárias, um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil.
Segundo Amon Costa, sócio da Mancha, cada potinho de tinta traz uma história. “Estamos há sete anos aprimorando a formulação da tinta. A tinta de erva-mate é a primeira a ser estruturada dentro de uma cadeia de beneficiamento e manejo responsável. Assim, neste trabalho, carregamos um processo inteiro de vida, preservação e sustentabilidade e, por meio dele, conseguimos mostrar valores presentes na marca da empresa”, comenta.
A Floresta com Araucárias já cobriu boa parte do Sul do Brasil, mas hoje restam menos de 3% da área original. Para contribuir com a conservação desse ecossistema, a iniciativa Araucária+ trabalha com proprietários rurais de Santa Catarina na adoção de um padrão sustentável de produção de erva-mate e pinhão – espécies nativas dessa floresta –, facilitando também a inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado. Os produtores colhem a erva-mate e uma agroindústria local beneficia as folhas e manda para a Mancha o resíduo do processo de moagem da planta, produzida conforme padrões sustentáveis de produção, contribuindo assim para a conservação de cerca de 180 hectares de Floresta com Araucárias.
“A iniciativa Araucária+ é um exemplo de valorização econômica da floresta que tem dado certo e que pode servir como modelo, ainda mais quando conseguimos conectar o nosso trabalho com projetos tão importantes como esse da Mancha. Buscar novas parcerias e conexões é fundamental para ampliarmos o impacto do Araucária+ e garantirmos, por meio de estratégias de mercado, a conservação da Floresta com Araucárias”, analisa o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.
A Mancha desenvolve um produto 100% vegetal, livre de metais pesados e derivados de petróleo, que não coloca em risco a saúde do consumidor e nem polui o meio ambiente. “O resultado é que quando você abre o potinho de tinta, sabe que lá dentro tem também a sua oportunidade de contribuir com a conservação da Floresta com Araucárias e com produtores comprometidos em manejar a floresta de forma adequada, não utilizar agrotóxicos, não realizar queimadas, entre outras ações para contribuir como desenvolvimento territorial sustentável da região”, conta Victor Augusto Moreira, agente articulador da iniciativa Araucária+.
A tinta está à venda nos sites www.bemglo.com e instagram.com/manchaorganica

Sobre os parceiros

A Mancha Orgânica é uma startup estabelecida na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. O principal objetivo da marca é criar produtos derivados de pigmentos e corantes vegetais, contribuindo assim com a descontaminação de setores industriais, como o de produtos infantis, cosméticos e embalagens.
A Iniciativa Araucária+ é coexecutada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Um agente articulador, o HUB, é responsável por gerir a rede de colaboração, que tem como missão garantir a conservação da Floresta com Araucárias a partir do uso sustentável e do compartilhamento de benefícios entre todos os atores envolvidos, como produtores rurais, startups, empresas, institutos de P&D, governo e toda a sociedade.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

1X4A7378
APAE de Pinhais (PR) ganha sala sensorial inspirada nos Smurfs
businessman working on laptop while eating breakfast at kitchen
Do pré-treino ao escritório: consumidores buscam praticidade sem deixar a saúde de lado
Divulgação Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com guarda-chuvas de bichinhos em campanha especial para as famílias

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

1X4A7378
APAE de Pinhais (PR) ganha sala sensorial inspirada nos Smurfs
Espaço foi viabilizado por meio de parceria com o Sicredi e vai proporcionar mais conforto, acolhimento...
Saiba mais >
businessman working on laptop while eating breakfast at kitchen
Do pré-treino ao escritório: consumidores buscam praticidade sem deixar a saúde de lado
Pesquisas da Ecglobal e da Sodexo mostram que composição e conveniência passaram a caminhar juntas nas...
Saiba mais >
Divulgação Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com guarda-chuvas de bichinhos em campanha especial para as famílias
Clientes que acumularem R$ 550 em compras entre 5 e 12 de outubro poderão escolher entre cinco modelos...
Saiba mais >
Central-Press-25-anos-small - 6-
Rockin'1000 Jam, Disco Fever e Banda Hori são destaques da agenda de outubro do Hard Rock Cafe Curitiba
Programação do mês reúne músicos da comunidade internacional Rockin’1000, festa inspirada na era...
Saiba mais >