Escapismo indoor valoriza o “ficar em casa”

[flgallery id=3533 /]

Tendência na arquitetura e decoração é a base para a criação de ambientes personalizados e acolhedores

Memórias de lugares na natureza ou de uma metrópole, guardadas como viagens prazerosas. Cores, texturas, aromas e sons que aguçam os sentidos. Tudo isso é matéria-prima para o “escapismo indoor”, tendência de arquitetura e decoração que vem transformando o espaço de morar em um templo de aconchego e qualidade de vida. O conceito de escapismo define ambientes acolhedores, preocupa-se em integrar o espaço interno à paisagem urbana e, valendo-se dos recursos de acústica, traz silêncio e paz para dentro de casa.

Os dicionários de língua portuguesa definem “escapismo” como “tendência para fugir à realidade ou à rotina, a coisas vivenciadas, desviando a mente para outras ocupações ou entretenimentos”. Este significado, traduzido para os projetos de arquitetura e decoração, reforça a proposta de aproveitar o tempo com bons momentos dentro de casa.

Com soluções para vários ambientes, os projetos de escapismo indoor podem ser desenvolvidos a partir de várias concepções. Uma das ideias é trazer a experiência sensorial: visão, audição, olfato, tato, quatro dos cinco sentidos humanos, como linha mestra.

A arquiteta da A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, explica que “ao recriar um ambiente de floresta em um banheiro com samambaias, por exemplo, é possível integrar os espaços internos com a paisagem do campo, ou até mesmo urbana, valorizando o convívio e a visão”, destaca.

Revestimento de piso, papel de parede, mantas, almofadas, tapetes e demais itens de decoração afloram o tato, de acordo com a arquiteta. “Sentir cada parte do espaço aconchegante e andar de pés descalços, possibilitam desfrutar uma vivência mais agradável do local em que se vive”, afirma.

A acústica, como valorização da audição, é um item imprescindível à arquitetura. “É possível morar no meio de uma grande cidade blindando-se dos ruídos externos e aproveitando a boa música que escolhemos ouvir em casa”, diz.

Para aguçar o olfato, a arquiteta recomenda itens de decoração que têm ganhado cada vez mais a predileção de quem gosta de ficar em casa. “Com velas e essências, por exemplo, podemos nos lembrar de uma viagem ou de uma ocasião especial que traga prazer e aconchego. Além disso, muitas fragrâncias possuem também um poder terapêutico. Óleos essenciais, como o de lavanda, ajudam a acalmar; já o de laranja deixam o ambiente mais alegre. Aliar decoração e aromaterapia promove uma experiência imersiva para o morador”, observa.

Os projetos também devem valorizar o conforto e a praticidade. Ver filmes em casa, cozinhar e conectar-se virtualmente aos amigos em meio à pandemia requerem recursos tecnológicos, que vêm para facilitar o dia a dia em casa e proporcionar bem-estar. Aliás, ela ressalta que o bem-estar é premissa fundamental da arquitetura e da decoração inspiradas no escapismo indoor.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br 

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >