ESG: uma “moda” ou uma mudança sem volta no propósito das empresas?

Mercados mais maduros não têm aceitado negócios com empresas sem certificação ESG; consumidores também têm optado por compras mais conscientes. Assim, o ESG está entrando em todos os tamanhos e tipos de empresas

Meio ambiente, social e governança. Será que o ESG (Environmental, Social and Governance) é só mais uma sigla da moda? Empresas que adotam o ESG obtêm melhores ganhos financeiros? Ganham a curto ou médio prazo? Quem enxerga o ESG dessa forma já começa errado, pois o foco não é esse, de acordo com as professoras Fernanda Frankenberger e Danielle Denes dos Santos, da Universidade Positivo, que ministraram palestra sobre o tema no primeiro dia do Viasoft Connect, o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil.

Tradicionalmente, as empresas têm foco em resultados financeiros, mas é necessário que sigam além do objetivo de lucro e busquem um propósito maior, que esteja alinhado com as necessidades sociais e ambientais e traga impacto duradouro. Doutora em Administração e professora da Universidade positivo nas áreas de inovação e sustentabilidade, Danielle Denes mostrou que o ESG está presente em todos os tipos e tamanhos de empresas. “As grandes correm atrás do ESG por entenderem que precisam ser responsáveis, até porque os mercados mais maduros não aceitam algo diferente disso. As pequenas e médias correm atrás do ESG porque, caso contrário, deixam de ser fornecedoras das grandes multinacionais. Assim, toda a cadeia de produção adota o ESG, impulsionado e acelerado também pelo consumidor consciente”, explicou.

As professoras mostraram formas de como os negócios podem se comprometer com práticas sustentáveis, responsáveis e socialmente conscientes, deixando um legado positivo para as gerações futuras.

O Viasoft Connect acontece até 23 de junho. São mais de 180 palestrantes com seis sessões plenárias acontecendo simultaneamente, além de um espaço de exposições com 7 mil m² no Viasoft Experience – centro de convenções dentro da Universidade Positivo, em Curitiba. Mais informações no site viasoftconnect.com.br/.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >