ESG: uma “moda” ou uma mudança sem volta no propósito das empresas?

Mercados mais maduros não têm aceitado negócios com empresas sem certificação ESG; consumidores também têm optado por compras mais conscientes. Assim, o ESG está entrando em todos os tamanhos e tipos de empresas

Meio ambiente, social e governança. Será que o ESG (Environmental, Social and Governance) é só mais uma sigla da moda? Empresas que adotam o ESG obtêm melhores ganhos financeiros? Ganham a curto ou médio prazo? Quem enxerga o ESG dessa forma já começa errado, pois o foco não é esse, de acordo com as professoras Fernanda Frankenberger e Danielle Denes dos Santos, da Universidade Positivo, que ministraram palestra sobre o tema no primeiro dia do Viasoft Connect, o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil.

Tradicionalmente, as empresas têm foco em resultados financeiros, mas é necessário que sigam além do objetivo de lucro e busquem um propósito maior, que esteja alinhado com as necessidades sociais e ambientais e traga impacto duradouro. Doutora em Administração e professora da Universidade positivo nas áreas de inovação e sustentabilidade, Danielle Denes mostrou que o ESG está presente em todos os tipos e tamanhos de empresas. “As grandes correm atrás do ESG por entenderem que precisam ser responsáveis, até porque os mercados mais maduros não aceitam algo diferente disso. As pequenas e médias correm atrás do ESG porque, caso contrário, deixam de ser fornecedoras das grandes multinacionais. Assim, toda a cadeia de produção adota o ESG, impulsionado e acelerado também pelo consumidor consciente”, explicou.

As professoras mostraram formas de como os negócios podem se comprometer com práticas sustentáveis, responsáveis e socialmente conscientes, deixando um legado positivo para as gerações futuras.

O Viasoft Connect acontece até 23 de junho. São mais de 180 palestrantes com seis sessões plenárias acontecendo simultaneamente, além de um espaço de exposições com 7 mil m² no Viasoft Experience – centro de convenções dentro da Universidade Positivo, em Curitiba. Mais informações no site viasoftconnect.com.br/.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Olimpíada de Matemática da UFPR premia mais de 200 estudantes
Medalha de ouro ainda não concluiu o Ensino Fundamental A edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...
Saiba mais >