Estágio: modalidade auxilia na colocação profissional e beneficia jovens e empresas

Com cerca de 4,2 mil vagas abertas em todo o Paraná e 2,1 mil somente em Curitiba e região metropolitana, oferecidas pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), os estágios favorecem e oportunizam a inserção profissional.

Os cursos com maior oferta de vagas no estado são: Administração, Pedagogia e Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Educação Física, Marketing, além dos cursos técnicos em processos gerenciais e áreas correlatas, e Administração.

A coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante do CIEE/PR, Fernanda Ortiz, enfatiza a importância do estágio durante a fase de estudos. “O estágio complementa o estudo teórico com o prático, além de amplificar a convivência com profissionais da mesma área em um ambiente controlado e focado na aprendizagem, qualificação e experiência do estudante”, afirma.

Com 41 jovens estudantes atuantes na empresa, sendo 32 aprendizes e nove estagiários, a Magius Metalúrgica Industrial possui parceria com o CIEE/PR desde 1997 e percebe na prática os benefícios da contratação de estagiários e aprendizes para a organização. “Conseguimos reter vários talentos ao longo dos anos de parceria. Posso citar dois exemplos.  Admitimos uma estagiária para o setor de Planejamento e Controle de Produção e, ao final do contrato, foi efetivada. Trouxemos também um estagiário para o setor de Engenharia e antes da finalização do contrato o admitimos como Analista na área”, conta a supervisora de Recursos Humanos da Magius, Fernanda Nápoli de Almeida. “Entendemos que essas efetivações são muito positivas, porque esses estudantes já aderiram à nossa cultura, já conhecem os processos, o que facilita muito as entregas”, complementa. 

Para a gestora, os estudantes que estão ingressando no mercado de trabalho por meio da atuação do CIEE/PR têm contribuído para atividades e crescimento da empresa. “Os estagiários encontram na Magius um ambiente seguro para sugestões e propostas. Espaço para que tragam toda a oxigenação que a academia pode oferecer. Eles se envolvem em projetos diversos e assumem responsabilidades que resultam em amadurecimento profissional e pessoal”, finaliza. 

O programa de estágio oferecido pelo CIEE/PR é voltado aos jovens que tenham mais de 16 anos e que estejam matriculados em uma instituição de ensino. O cadastro é feito no site do CIEE/PR, que  direciona o candidato às vagas abertas de acordo com o seu perfil. Os interessados ainda podem obter informações pelos telefones (41) 3313-4300 (moradores de Curitiba e da região metropolitana) e 0800 300 4300 (para demais cidades do estado).

 

Sobre o CIEE/PR

Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

 

Legenda: Programa de estágio oferecido pelo CIEE/PR é voltado aos estudantes com mais de 16 anos
Créditos: divulgação

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >