Estudante cria clube do livro em escola e pesquisa impacto da leitura no aprendizado

A leitura sempre foi essencial na vida de Louise Fátima Silva da Paixão, 14 anos. Além do gosto pessoal pelos livros, ela quis entender como a leitura influencia o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. A pesquisa realizada ao longo de dois anos na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE) do Colégio Positivo, representou o Paraná na final da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2025, que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), no final de março.

“Sempre gostei de ler e percebi que colegas que liam mais tinham mais facilidade nas provas e redações. Quis comprovar isso cientificamente”, conta a estudante. Ela analisou alunos de diferentes idades, comparando os hábitos de leitura com o desempenho escolar. Os resultados mostram que leitores frequentes melhoram a escrita, a compreensão de textos e a argumentação.

“Durante a pesquisa, percebi que muitos não leem por falta de incentivo. Alguns só leem quando obrigatório. Isso me fez pensar sobre como tornar a leitura mais prazerosa e acessível”, explica a estudante do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, em Curitiba (PR). O estudo também reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem a leitura desde a infância. “Nem todos têm livros em casa, e isso gera desigualdade educacional. Meu objetivo é mostrar como um acervo maior nas escolas e mais incentivo da família e professores podem fazer a diferença”, acrescenta.

Segundo Louise, um dos momentos mais marcantes do trabalho foi quando um participante disse que, depois de começar a ler com frequência, passou a se sentir mais confiante nas habilidades de escrita e comunicação. “Isso me motivou ainda mais a seguir com a pesquisa”, relata a jovem.

O projeto “Lendo e Aprendendo” desenvolvido pela estudante destaca os benefícios que essa prática pode trazer para o aprendizado. Por meio de uma pesquisa com 91 estudantes entre 12 e 17 anos, realizada em Curitiba e durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2024, foi possível identificar que 43% dos adolescentes leem mais de sete livros por ano.

Como parte do projeto, Louise criou o “Clube do Livro Lendo e Aprendendo”, no qual estudantes se reúnem semanalmente para discutir obras literárias. Os principais resultados obtidos indicaram que a participação no clube não apenas melhora a capacidade de argumentação e senso crítico dos alunos, mas também promove um ambiente social que torna a leitura uma atividade prazerosa e colaborativa.

Além disso, a pesquisa revelou que, embora 90% dos entrevistados reconheçam os benefícios de um clube do livro, muitos nunca participaram de um, devido ao desinteresse pela leitura ou à falta de oportunidades. Louise concluiu que, para incentivar a leitura de forma eficaz, é fundamental utilizar abordagens que tornem a prática divertida e acessível, promovendo iniciativas que estimulem o interesse dos jovens.

A estudante recorreu à psicologia para entender outro dado revelado pela pesquisa. De forma unânime, os jovens reconhecem os benefícios da leitura, mas, ainda assim, a quantidade de livros lidos é baixa. Com base nisso, a jovem investigou o processo de tomada de decisão na adolescência e descobriu que algumas áreas do cérebro, especialmente as responsáveis pela sinalização de recompensas a longo prazo, ainda não estão totalmente integradas.

Por esse motivo, divulgar os benefícios da leitura não é suficiente para a aquisição desse hábito, pois a recompensa não é claramente percebida, tampouco vista como vantajosa. “Com base em artigos científicos, concluí que grande parte das decisões dos adolescentes é tomada com base na emoção, e não na racionalidade. Assim, para engajar os jovens na leitura, a sociedade como um todo deve mudar o discurso, adotando uma abordagem mais divertida e prazerosa”, pontua.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Share:

Latest posts

Colégio Positivo
Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui
BRW
Nomeando as Emoções: BRW aposta em recurso visual para ajudar crianças autistas
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Colégio Positivo
Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui
Neste sábado, 3 de maio, o Colégio Positivo celebra o Dia das Mães com afeto, criatividade e conexão...
Saiba mais >
BRW
Nomeando as Emoções: BRW aposta em recurso visual para ajudar crianças autistas
Uma das maiores barreiras enfrentadas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é física...
Saiba mais >
Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >