Estudante de Joinville conquista medalha de ouro na OBMEP 2022

Premiação reúne medalhistas na próxima segunda-feira, 5, em Florianópolis

“Sempre gostei de estudar e o meu pai me incentivou muito com a disciplina, então acabou que peguei gosto”. Esta frase é de Arthur Luiz Longo, um garoto de 13 anos que adora Matemática e recentemente conquistou a medalha de ouro na OBMEP 2022 – a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasNa próxima segunda-feira, dia 5, Arthur vai se encontrar com os melhores estudantes de Matemática do Brasil, durante a premiação nacional, que reunirá medalhistas os medalhistas do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das 16.ª e da 17.ª edições da OBMEP. O evento será realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis.

Enquanto muitos estudantes não gostam da temida disciplina, o estudante da 8.ª série do Colégio Positivo – Joinville tira de letra as questões que envolvem números. Para Arthur, a Matemática nunca foi um problema, pois ele começou a aprender desde muito cedo. “Em casa, e sempre foi incentivado por meio de brincadeiras e atividades, para que gostasse da matéria. Ele realmente gosta de estudar e teve sua irmã como exemplo, já que ela sempre se dedicou muito aos estudos e hoje é formada em Engenharia Mecânica”, revela a mãe, Giovana Carmesini Longo.

Além dos estudos, Arthur faz aula de canto, guitarra e basquete, e aproveita o tempo livre na sala de aula para fazer as tarefas, deixando apenas os trabalhos para o final de semana. Nas horas de folga, ele geralmente joga no computador com os amigos. No entanto, quando se trata de provas e olimpíadas, ele tem uma programação de estudos. “Normalmente, eu presto muita atenção nas explicações dos professores, anoto tudo no caderno, tiro dúvidas quando necessário, faço as tarefas e, quando falta um ou dois dias para a prova, apenas reviso o assunto. Já para as olimpíadas, resolvo provas antigas e peço ajuda à minha irmã para me explicar as coisas que não entendo. No caso da segunda fase da OBMEP do ano passado, eu também participei das aulas preparatórias disponibilizadas pela equipe do Positivo”, destaca o adolescente.

A dedicação da família é fundamental nesse processo. Segundo a mãe de Arthur, todos participam e ajudam nos estudos. “Estamos sempre acompanhando suas atividades, ajudando nas dificuldades e tentando ensinar ainda mais coisas. Sinto-me muito orgulhosa, não só pela conquista em si, mas também por ver o quanto ele se dedicou para aprender e alcançar um bom resultado”, afirma, orgulhosa, Giovana.

A recompensa de tanto estudo veio em formato de medalha de ouro. “Estava esperando novamente por uma medalha de bronze (como ganhei em 2021) ou talvez uma de prata, porque me preparei mais dessa vez. Então, fiquei bastante surpreso ao receber uma medalha de ouro. Estou bem orgulhoso e feliz por ver que todos os meus esforços foram recompensados”, finaliza Arthur.

Sobre a OBMEPA 17ª edição da OBMEP foi realizada no ano passado, mas as cerimônias de premiação estão agendadas para este ano. A premiação nacional, que reunirá os alunos medalhistas de ouro das 16ª e 17ª edições, será realizada em 5 de junho no Costão do Santinho, em Florianópolis.

A OBMEP tem como público-alvo alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, tanto de escolas públicas municipais, estaduais e federais, quanto privadas. A competição tem como objetivos estimular o estudo da Matemática, promover a disseminação da cultura Matemática e identificar jovens talentos. A olimpíada é realizada anualmente pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Sobre o Colégio Positivo – Joinville

O Colégio Positivo chegou a Joinville em 2016 e, desde então, possui duas unidades no município: o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr., que combinam tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. O Colégio Positivo tem, em Joinville, turmas de Educação Infantil (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Finais (Regular e Bilíngue), e Ensino Médio (Regular e Integral). Além disso, os alunos têm à disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas.

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >