Estudante de Joinville é primeiro lugar geral da UFPR e acumula 7 aprovações em vestibulares

Dentre os 8.576 candidatos que realizaram as provas da segunda fase da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gabriela Duarte Correa, 19 anos, conquistou a primeira colocação geral no vestibular mais concorrido do estado, alcançando a nota 928.261. Competindo por uma vaga em Engenharia Mecânica, Gabriela agora integra o grupo de 4.372 calouros que ingressam em 2024. 

Nascida em Joinville (SC), a jovem é aluna do Curso e Colégio Positivo desde a 1.ª série do Ensino Médio, quando conquistou uma bolsa de estudos por meio do tradicional “Vestibulinho”, o concurso de bolsas da instituição. “Eu estava bastante confiante no resultado e, com base na minha preparação e feedback dos professores, havia a possibilidade de conquistar a primeira posição geral, mas não esperava que isso realmente acontecesse”, afirma. Não é a primeira vez que Gabriela vê seu nome na lista de aprovados da UFPR. Ainda no segundo ano do Ensino Médio, ela foi aprovada também em Engenharia Mecânica. 

A jovem acumula aprovações em diversos vestibulares pelo país. No Terceirão, Gabriela conquistou o 3.° lugar em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o 2.° lugar na Universidade de Brasília (UNB) e o 2.° lugar pelo Sisu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Enem da Universidade de São Paulo (USP), Gabriela também obteve a 2.ª posição em Oceanografia. No último ano, com a preparação no Curso Positivo, a jovem alcançou o 9.° lugar geral em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Sobre as aprovações, Gabriela conta que o sentimento é de dever cumprido. “É muita felicidade e alegria, e também gratidão aos meus professores, família e amigos, que fazem parte dessa conquista”, expressa. Gabriela aguarda confiante o resultado do vestibular da USP, que será divulgado na próxima segunda-feira (22), e sonha com a vaga para Engenharia Aeronáutica. “Apesar de ter muita admiração pela UFPR, minha escolha é pela USP, que tem o curso que sempre sonhei em fazer”, completa. 

Números do vestibular

O vestibular da UFPR recebeu 35.096 inscrições em 2023, um aumento de 6,2% em relação ao processo seletivo de 2022, quando teve 33.037 candidatos disputando uma vaga. Ao todo, são 122 cursos de graduação, distribuídos em seis cidades: Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.

De acordo com informações divulgadas pela UFPR, a maioria dos aprovados – 55,54% – fez o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, e 55,95% concluíram o ensino médio em 2023. Entre os aprovados, a maioria é composta por pessoas do sexo feminino (51,60%), e 48,40%, do sexo masculino. Além disso, 88,98% moram no Paraná; 21,09% em municípios da Região Metropolitana de Curitiba; 19,05% moram no interior do Paraná; e, por fim, 11,02% moram fora do Paraná.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chega a São Paulo, com a aquisição do Colégio Santo Ivo, e passa a contar com 17 unidades de ensino, em oito cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com três sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR), e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >