Estudantes criam trator para auxiliar comunidades quilombolas da Lapa

Projeto de TCC de estudantes da Universidade Positivo  aumenta produtividade, reduz custo de produção e melhora qualidade dos alimentos produzidos por pequenos produtores

Um grupo de estudantes da Universidade Positivo (UP), em Curitiba (PR), desenvolveu um tratorito para pequenos produtores agrícolas das comunidades quilombolas da Lapa (PR). O objetivo é melhorar a eficiência da produção e, ainda, ajudar o meio ambiente. O equipamento é leve, compacto e de baixo custo, o que o torna acessível para agricultores com recursos limitados. O projeto é o resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e extensão, desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Mecânica da UP.  O produto é equipado com um pequeno motor a combustão e que auxilia na operação de implementos agrícolas, como arados e grades.

O trator foi desenvolvido a partir de pesquisas com agricultores familiares. Os estudantes identificaram as demandas dos produtores, possibilitando o desenvolvimento de um equipamento que atende às reais necessidades desse público. De acordo com o professor responsável pelo projeto, Alysson Nunes Diógenes, engenheiro eletricista e docente do mestrado e doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), muitas vezes, os produtores não têm acesso a equipamentos modernos e eficientes, o que limita a qualidade e a quantidade da produção. “Além disso, o projeto busca promover a sustentabilidade ambiental, possibilitando a utilização mais consciente das áreas agrícolas e reduzindo a dependência de produtos químicos”, completa.

O projeto foi realizado em várias etapas, incluindo a seleção de materiais, a validação das cargas no sistema, a definição do design e os métodos de fabricação. “Também foram considerados aspectos como vibrações mecânicas, para aprimorar continuamente o tratorito”, lembra o professor. A expectativa é que o equipamento contribua para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável de comunidades agrícolas, ajudando a aumentar a produtividade, reduzir o custo de produção e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos por pequenos produtores.

Impacto social do projeto

A entrega do trator representa um importante impacto social para a Associação da Comunidade Afrodescendentes e Quilombolas da região (Lapa-PR). O projeto contribui para a preservação da cultura quilombola. “O uso do trator facilita o trabalho dos agricultores, liberando-os para outras atividades, como a transmissão de conhecimentos e a preservação das tradições”, destaca Diógenes. O trator vai beneficiar mais de 50 famílias e, com a mecanização do processo, a produção aumenta em torno de 400%.

O papel da agricultura familiar

A agricultura, uma das práticas mais antigas da humanidade, desempenha um papel fundamental na sociedade. No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas e por 47% da produção de alimentos. Essa forma de produção é importante para o desenvolvimento sustentável das comunidades, pois fortalece a cultura e a coesão social. No entanto, muitos pequenos produtores rurais não têm acesso a equipamentos modernos e eficientes, o que limita a qualidade e a quantidade da produção. Além disso, a utilização de equipamentos antigos pode causar danos ao meio ambiente, liberando maior quantidade de poluentes na atmosfera. 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >