Estudantes de Direito de quatro países se reúnem em Curitiba

VIII Curitiba Pre-Moot acontece na Universidade Positivo nos dias 4 e 5 de março

Curitiba recebe nos dias 4 e 5 de março o VIII Curitiba Pre-Moot, evento realizado pela Universidade Positivo (UP) e voltado a preparação para o 23º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, maior competição de arbitragem simulada do mundo. O encontro oferece discussões semelhantes a do Vis Moot, que acontece anualmente em Viena, promovendo uma fiel reprodução de como funciona uma audiência em uma arbitragem internacional.
Neste ano, o evento vai reunir 22 equipes das principais instituições de ensino do país – UP, Mackenzie, UFMG, USP, UFRGS, entre outras -, além de três universidades estrangeiras, University of Miami (EUA), Universidad de Buenos Aires (ARG) e Universidad Catolica de Chile (CHL). No primeiro dia de evento, as equipes terão quatro confrontos, sendo que dois alunos atuam como demandantes e outros dois como demandados. Em cada disputa, são atribuídas notas para os oradores e, ao final, com as notas apuradas, as oito melhores equipes passam para a fase eliminatória (quartas de final, semifinal e a final), que acontece no sábado.
Para o coordenador do Pre-Moot e professor de Direito da UP, Fernando Breda Pessôa, a Universidade Positivo tem um papel de destaque na competição. “Além de ser a mais importante competição preparatória para o Vis Moot realizada no Brasil, é a mais importante também na América Latina e é reputado como um dos 15 melhores pre-moots de todo o mundo, segundo o Unnoficial Guide for the Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, publicado anualmente pela Hart Publishers e pelo escritório Baker&MacKenzie”, explica.
O mercado de arbitragem no Brasil é crescente, sendo que o país é um grande protagonista no cenário internacional. “O Brasil fica entre o 4º e 7º que mais utiliza a arbitragem no comércio internacional, além de ser o 5º país que mais tem universidades competindo no Vis Moot”, ressalta. Além da questão prática e realista, o coordenador destaca a oportunidade que os estudantes têm de interagir e conhecer outros profissionais da área.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.
 

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Campeonato que tem instituição financeira cooperativa como naming rights atraiu mais de 1,3 milhão pessoas...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >