Estudantes de Engenharia tentam fazer concreto flutuar

[flgallery id=2604 /]

Nesta quinta-feira, 24, o lago da Universidade Positivo será palco de uma competição diferente. Alunos do curso de Engenharia Civil vão testar seus conhecimentos na prática e provar que canoas de concreto podem flutuar. E mais: além de construírem suas próprias embarcações, terão de navegar dentro delas.

De acordo com a professora da disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais, Alessandra Tourinho, a atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver um projeto abrangente e inovador, que envolve diversas habilidades do curso de Engenharia Civil. “Para projetar e construir as canoas, os alunos utilizam conhecimentos das áreas de Desenho, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Tecnologia de Construção, Mecânica dos Fluidos e Resistência dos Materiais”, afirma a professora. Para ela, além dos conhecimentos técnicos, o projeto proporciona oportunidade para o desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, criatividade, cumprimento de prazos, uso de recursos limitados, competitividade saudável e liderança.

Organizada pela ASCE (Sociedade Americana dos Engenheiros Civis), a competição das canoas de concreto é uma atividade tradicional nos Estados Unidos e ocorre desde a década de 70. Foi inspirada na canoa de Lambot (1848) – primeira obra de concreto armado da história. Dezenas de universidades participam da competição que ocorre todos os anos naquele país. A Universidade Positivo trouxe a ideia para o Brasil e a primeira competição brasileira aconteceu em 2004. Desde então, as provas de velocidade têm acontecido no lago do câmpus Ecoville da Universidade Positivo.

A 15ª edição do projeto teve início em abril deste ano e já passou por seis etapas: 1) dimensionamento das canoas, 2) elaboração e confecção das fôrmas, 3) determinação do traço de concreto que atenda às premissas de trabalhabilidade (para mistura fresca poder ser aplicada no molde), resistência (mínima para movimentação e navegação das canoas) e massa específica (adequada para que a canoa flutue em condição de navegação), além da 4)  produção do concreto, 5) da concretagem em si e 6) do acabamento das canoas. A última etapa é a competição de velocidade com remo, que acontece a partir das 11h, no lago da Universidade Positivo.

São mais de 50 alunos do curso de Engenharia Civil envolvidos, além da participação de alguns alunos do curso de Engenharia Mecânica, divididos em cinco equipes, que disputam entre si.

Serviço

Competição de Canoas de Concreto

Data: quinta-feira, 24 de outubro

Horário: 11h

Local: Lago da Universidade Positivo – Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

Share:

Latest posts

FOTO-4 (1)
Plaza Campos Gerais e Vult presenteiam mulheres com kits exclusivos
PHOTO-2025-12-02-21-19-23
Posigraf cria aroma inspirado na Mata Atlântica
Novas operações chegam para ampliar a variedade de compras e serviços para o público da região
Shopping Plaza Campos Gerais anuncia abertura de oito novas lojas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

FOTO-4 (1)
Plaza Campos Gerais e Vult presenteiam mulheres com kits exclusivos
Campanha em comemoração ao Dia da Mulher acontece de 5 a 8 de março. Clientes podem escolher entre kits...
Saiba mais >
PHOTO-2025-12-02-21-19-23
Posigraf cria aroma inspirado na Mata Atlântica
Indústria desenvolve aroma para promover conscientização ambiental Uma das maiores empresas da indústria...
Saiba mais >
Novas operações chegam para ampliar a variedade de compras e serviços para o público da região
Shopping Plaza Campos Gerais anuncia abertura de oito novas lojas
Novas operações chegam para ampliar a variedade de compras, lazer e serviços para o público da região Inaugurado...
Saiba mais >
DIPEDU---ABRIM-2026
BRW Suprimentos estreia na Abrin 2026 com marca de brinquedos pedagógicos
Companhia apresenta mais de 50 lançamentos da Dipedu com foco em inclusão e desenvolvimento infantil A...
Saiba mais >