Estudantes lançam foguetes de garrafa pet para comprovar Lei de Newton

Atividade com alunos do Ensino Médio coloca em prática a teoria da ação e reação

Uma das leis mais famosas da Física diz que “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. Para comprovar a terceira Lei de Newton e vivenciá-la na prática, estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Positivo – Internacional participam, nesta quarta-feira (7), do tradicional lançamento de foguetes. 

A atividade, que acontece desde 2009, desafia os estudantes a construírem seus próprios foguetes, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet. De acordo com a gestora do Ensino Médio do Colégio Positivo – Internacional, Carla Probst, cada projétil é composto de duas garrafas pet, um pouco de areia, isopor e plástico ou papelão para fazer as aletas (asas). “Os foguetes são encaixados nas bases, feitas de canos de PVC. No momento do lançamento, é colocada água dentro do foguete. Na base, há um pino com entrada de ar (bomba de bicicleta), que dá a pressão para o foguete ser lançado”, adianta a educadora.

Toda a atividade é supervisionada por professores, coordenadores pedagógicos e inspetores do Colégio Positivo, para que a tarefa ocorra de forma segura e didática. De acordo com Carla, colocar em prática os conteúdos teóricos significa tirar os alunos da zona de conforto. “Eles podem construir e ver os erros e acertos de algo que estava apenas no papel”, afirma.

O trabalho é avaliado por diversos critérios – entre eles, a criatividade e qualidade do foguete e o alcance mínimo alcançado pelo projétil. “O objetivo é estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico, além de promover o espírito de cooperação e a interação entre os alunos”, esclarece Carla.

Serviço

Lançamento de foguetes de garrafas pet

Data: quarta-feira, 07 de julho

Horário: das 9h45 às 13h05

Local: Colégio Positivo – Internacional (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Colégio Positivo – Internacional, o Colégio Positivo – Água Verde, o Colégio Positivo – Boa Vista e o Colégio Positivo – Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Com a aquisição do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 15 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >