Estudantes paranaenses representam Brasil em evento científico na Sérvia

Projeto que auxilia mulheres vítimas de assédio foi selecionado entre trabalhos de todo o país

Sete projetos brasileiros vão representar o país no International Conference of Young Scientists (ICYS), na Sérvia. Entre eles, o “SOS People – Sua Omissão não Salva Pessoas”, elaborado por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo, de Curitiba. As estudantes Eduarda Rossi e Lara Prado farão parte da Delegação Brasileira de Pesquisa Científica na edição 2018 do evento, em Belgrado.

O projeto, orientado pela professora Cláudia Morgenstern e que ficou conhecido após a Mostra de Soluções para Uma Vida Melhor, do Positivo, é um aplicativo que tem como objetivo constranger assediadores e auxiliar vítimas em situações de risco. O sistema é acionado por um botão discreto, que se conecta ao celular por bluetooth e, ao ser apertado uma vez, faz com o que o telefone celular emita um sinal silencioso. “Neste caso o alarme não é ativado e apenas a notificação é enviada aos familiares, junto com um link com a localização do celular”, explica Lara. No caso de dois toques, o alarme sonoro é ativado. “Como o sinal é bem alto, as pessoas em volta olham e o assediador é obrigado a parar”, reforça Eduarda. Além do alarme, o telefone também envia uma mensagem de texto aos familiares e amigos cadastrados na plataforma, avisando que a remetente corre algum risco.

Para representar o Brasil no ICYS, as alunas participaram de uma seleção online, na qual foram inscritos projetos científicos de todo o Brasil. Elas tiveram que elaborar uma defesa e participar de uma entrevista por vídeo-chamada em inglês para a classificação. Inicialmente, apenas dois projetos seriam selecionados, mas, segundo a organização brasileira, “o nível dos projetos foi tão incrível” que resolveram selecionar três. Esta será a 25ª edição do ICYS, marcada para os dias 15 a 21 de abril de 2018. Todas as informações sobre o processo de formação da delegação brasileira estão disponíveis no site https://www.icysbr.com/.

 

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina e, em 2017, a unidade do Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR).

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >