Estudo sobre leitura garante vaga de estudante curitibana na maior feira de Ciências do Brasil

Estudante do 9º ano pesquisa sobre influência da leitura no aprendizado e chega à final da Febrace 2025

A leitura sempre foi essencial na vida de Louise Fátima Silva da Paixão, 14 anos. Além do gosto pessoal pelos livros, ela quis entender como a leitura influencia o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. A pesquisa realizada ao longo de dois anos na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE) do Colégio Positivo, garantiu vaga na final da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2025, que ocorre na Universidade de São Paulo (USP), de 24 a 28 de março.

“Sempre gostei de ler e percebi que colegas que liam mais tinham mais facilidade nas provas e redações. Quis comprovar isso cientificamente”, conta a estudante. Ela analisou alunos de diferentes idades, comparando os hábitos de leitura com o desempenho escolar. Os resultados mostram que leitores frequentes melhoram a escrita, a compreensão de textos e a argumentação.

“Durante a pesquisa, percebi que muitos não leem por falta de incentivo. Alguns só leem quando obrigatório. Isso me fez pensar sobre como tornar a leitura mais prazerosa e acessível”, explica a estudante do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo – Jardim Ambiental. O estudo também reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem a leitura desde a infância. “Nem todos têm livros em casa, e isso gera desigualdade educacional. Meu objetivo é mostrar como um acervo maior nas escolas e mais incentivo da família e professores podem fazer a diferença”, acrescenta.

Segundo Louise, um dos momentos mais marcantes do trabalho foi quando um participante disse que, depois de começar a ler com frequência, passou a se sentir mais confiante nas habilidades de escrita e comunicação. “Isso me motivou ainda mais a seguir com a pesquisa”, relata a jovem.

O projeto “Lendo e Aprendendo” desenvolvido pela estudante destaca os benefícios que essa prática pode trazer para o aprendizado. Por meio de uma pesquisa com 91 estudantes entre 12 e 17 anos, realizada em Curitiba e durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2024, foi possível identificar que 43% dos adolescentes leem mais de sete livros por ano. 

Como parte do projeto, Louise criou o “Clube do Livro Lendo e Aprendendo”, no qual estudantes se reúnem semanalmente para discutir obras literárias. Os principais resultados obtidos indicaram que a participação no clube não apenas melhora a capacidade de argumentação e senso crítico dos alunos, mas também promove um ambiente social que torna a leitura uma atividade prazerosa e colaborativa.

Além disso, a pesquisa revelou que, embora 90% dos entrevistados reconheçam os benefícios de um clube do livro, muitos nunca participaram de um, devido ao desinteresse pela leitura ou à falta de oportunidades. Louise concluiu que, para incentivar a leitura de forma eficaz, é fundamental utilizar abordagens que tornem a prática divertida e acessível, promovendo iniciativas que estimulem o interesse dos jovens. 

A estudante recorreu à psicologia para entender outro dado revelado pela pesquisa. De forma unânime, os jovens reconhecem os benefícios da leitura, mas, ainda assim, a quantidade de livros lidos é baixa. Com base nisso, a jovem investigou o processo de tomada de decisão na adolescência e descobriu que algumas áreas do cérebro, especialmente as responsáveis pela sinalização de recompensas a longo prazo, ainda não estão totalmente integradas.

Por esse motivo, divulgar os benefícios da leitura não é suficiente para a aquisição desse hábito, pois a recompensa não é claramente percebida, tampouco vista como vantajosa. “Com base em artigos científicos, concluí que grande parte das decisões dos adolescentes é tomada com base na emoção, e não na racionalidade. Assim, para engajar os jovens na leitura, a sociedade como um todo deve mudar o discurso, adotando uma abordagem mais divertida e prazerosa”, pontua.

Reconhecimento e novas conquistas

Entre 2.700 projetos inscritos, o estudo de Louise está entre os 276 finalistas da Febrace, maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil. “Foi uma emoção enorme ser reconhecida. Espero que minha pesquisa inspire mais pessoas a refletirem sobre a importância da leitura”, destaca.

Além da final na Febrace, ela avançou para a terceira fase da seletiva do Time Brasil WSDC 2025, competição organizada pelo Instituto Brasileiro de Debates, que seleciona os melhores debatedores do país para representar o Brasil no World Schools Debating Championship, a “Copa do Mundo” dos debates escolares. Dos 571 inscritos, a estudante está entre os 42 selecionados para a próxima fase. “A leitura foi essencial para minha preparação, pois amplia o vocabulário e aprimora a capacidade de argumentação”, enfatiza a jovem, que aguarda o resultado para representar o Brasil na competição internacional.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

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