+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Evasão de alunos ainda preocupa setor de educação, mas pode ser diminuída com uso de novas tecnologias

Postado no dia: 19 de março de 2018
Evasão de alunos ainda preocupa setor de educação, mas pode ser diminuída com uso de novas tecnologias

Inteligência Artificial auxilia no monitoramento e retenção de estudantes nas instituições de ensino

 

As tecnologias têm oportunizado diferentes formas de relacionamento com o consumidor, aumentando também as possibilidades de gerenciamento de informações. Dessa maneira, elas têm ingressado nos segmentos mais variados, e duas delas podem ser consideradas responsáveis pelo o que chamamos de  quarta revolução industrial: Inteligência Artificial (IA) e o Poder Computacional. Pensando nas aplicabilidades e nas vertentes do conceito de IA, a TOTVS desenvolveu a plataforma Carol, que une dados com qualidade e aprendizagem de máquina. Uma das utilizações que tem se mostrado poderosa é para a gestão educacional, com foco na previsibilidade do comportamento dos estudantes.

Um dos maiores problemas enfrentados pelo segmento educacional é a evasão de alunos, principalmente no ensino superior. De acordo com dados publicados no final de 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 49% dos alunos que ingressaram no ensino superior em 2010 abandonaram os cursos dentro de cinco anos. Além de fatores pessoais como os locais de moradia e trabalho,  e os meios de transporte disponíveis para realizar o trajeto até a instituição de ensino, existem os institucionais, como a concorrência, nível de satisfação em relação ao curso e ao atendimento dos funcionários.

Dentro desse meio, a Carol surge como uma ferramenta para ajudar na retenção de alunos  nas instituições. A plataforma foi desenvolvida pensando na jornada dos alunos e nos fatores que podem contribuir no processo de saída, e, a partir de um estudo real, foi possível apresentar às empresas soluções e aplicações. “Com a Carol, as instituições conseguem monitorar variáveis e comportamento dos estudantes justamente para prevenir essa evasão”, comenta o diretor geral da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.

Devido às funcionalidades de uma  IA, a Carol não demanda uma grande equipe de TI para seu gerenciamento e já possui aplicações prontas para uso, como é o caso de funcionalidades para a gestão escolar. A união entre conhecimento de mercado e de negócios dos profissionais da TOTVS permitiu a criação de um produto sucinto aos clientes.

Outro diferencial é na captação de dados: todos os dados que são inseridos na plataforma são de propriedade do cliente. São confidenciais e as informações não são compartilhadas com outros usuários. Além da área de educação, a plataforma já possui projetos em vários segmentos de negócios, como análise de previsibilidade na agricultura, comportamento de consumo no varejo, tendências de viagens, manutenção preventiva de equipamentos, entre outros.

 

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Todas as notícias