Evento debate recursos hídricos no Pagamento por Serviços Ambientais

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água, Fundação Grupo Boticário participa de Workshop sobre PSA

 

Nesta quinta-feira (08/03), a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza participa do 1ª Workshop Programa de Pagamento por Serviços Ambientais com Foco em Recursos Hídricos (PSA Hídrico), do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). O evento tem como objetivo ampliar o conhecimento da situação atual das iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e promover o intercâmbio de experiências e de conhecimento, visando o aprimoramento do Programa de PSA Hídrico do CEIVAP.
De acordo com Renato Atanazio, coordenador de Soluções Baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, esse encontro será o encerramento de deliberação do Programa que teve início em 2014, com a criação do Grupo de Trabalho “GT – Proteção de Mananciais e Sustentabilidade no Uso do Solo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (GT PSA)”, que elencou os conceitos norteadores, definiu diretrizes e arranjos institucionais, criando objetivos e metas para a implementação do mecanismo de PSA com foco em recursos hídricos para o CEIVAP. “No mesmo ano também foi lançado o primeiro edital com o objetivo de selecionar os primeiros projetos baseados no Programa. No entanto, o programa tem espaço para melhorias no cumprimento de suas metas, principalmente devido às dificuldades de execução dos municípios selecionados”, comenta Atanazio.
No encontro, o papel da Fundação Grupo Boticário será justamente discutir os arranjos institucionais e governança para projetos de PSA com base na iniciativa Oásis (que, há 12 anos, promove a valorização dos ambientes naturais por meio do PSA a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo) e no “Guia de Políticas Públicas de Projetos de PSA” (promovido pela Fundação, pela The Nature Conservancy (TNC) e pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã-GIZ, e que apresenta informações sobre o funcionamento do PSA, seus benefícios e as diferentes estratégias para implementação pelos agentes públicos). “Esta é a primeira vez que participamos de um evento desse porte sobre o assunto junto a uma das maiores agências de bacia, a AGEVAP – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Estamos muito honrados em poder apresentar nossa expertise e poder falar sobre como o trabalho em rede pode fortalecer os arranjos locais e aumentar o impacto dos projetos nos município onde são desenvolvidos e também nos arredores. É importante levantar um novo olhar e focar em como gerar valor compartilhado. O que eu ganho e como o coletivo ganha com isso”, enfatiza Renato Atanazio.
O evento conta com a participação de representantes das instituições envolvidas com a coordenação, acompanhamento e/ou execução de projetos de PSA na Bacia do Rio Paraíba do Sul, como  Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ), Sistema Ambiental Paulista (SMA-SP), Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM-MG). O encontro acontece na Sede do CEIVAP AGEVAP, em Resende (RJ), no dia 08/03 das 10h às 16h.
 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >