No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água, Fundação Grupo Boticário participa de Workshop sobre PSA
De acordo com Renato Atanazio, coordenador de Soluções Baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, esse encontro será o encerramento de deliberação do Programa que teve início em 2014, com a criação do Grupo de Trabalho “GT – Proteção de Mananciais e Sustentabilidade no Uso do Solo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (GT PSA)”, que elencou os conceitos norteadores, definiu diretrizes e arranjos institucionais, criando objetivos e metas para a implementação do mecanismo de PSA com foco em recursos hídricos para o CEIVAP. “No mesmo ano também foi lançado o primeiro edital com o objetivo de selecionar os primeiros projetos baseados no Programa. No entanto, o programa tem espaço para melhorias no cumprimento de suas metas, principalmente devido às dificuldades de execução dos municípios selecionados”, comenta Atanazio.
No encontro, o papel da Fundação Grupo Boticário será justamente discutir os arranjos institucionais e governança para projetos de PSA com base na iniciativa Oásis (que, há 12 anos, promove a valorização dos ambientes naturais por meio do PSA a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo) e no “Guia de Políticas Públicas de Projetos de PSA” (promovido pela Fundação, pela The Nature Conservancy (TNC) e pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã-GIZ, e que apresenta informações sobre o funcionamento do PSA, seus benefícios e as diferentes estratégias para implementação pelos agentes públicos). “Esta é a primeira vez que participamos de um evento desse porte sobre o assunto junto a uma das maiores agências de bacia, a AGEVAP – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Estamos muito honrados em poder apresentar nossa expertise e poder falar sobre como o trabalho em rede pode fortalecer os arranjos locais e aumentar o impacto dos projetos nos município onde são desenvolvidos e também nos arredores. É importante levantar um novo olhar e focar em como gerar valor compartilhado. O que eu ganho e como o coletivo ganha com isso”, enfatiza Renato Atanazio.
O evento conta com a participação de representantes das instituições envolvidas com a coordenação, acompanhamento e/ou execução de projetos de PSA na Bacia do Rio Paraíba do Sul, como Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ), Sistema Ambiental Paulista (SMA-SP), Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM-MG). O encontro acontece na Sede do CEIVAP AGEVAP, em Resende (RJ), no dia 08/03 das 10h às 16h.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.