Experiência do cliente: empresas apostam em novas tecnologias com desafio de oferecer personalização no relacionamento

Chatbots, assistentes virtuais e Inteligência Artificial já fazem parte do dia a dia de companhias que buscam agilidade e assertividade no atendimento

Empresas focadas na experiência do consumidor conquistam maior participação de mercado, alavancam as vendas e contam com processos dinâmicos, conforme aponta a pesquisa CX Champions, realizada pela Zendesk e pela Enterprise Strategy Group (ESG). Com base nisso, organizações inteiras estão revolucionando o atendimento ao cliente e investindo em ferramentas digitais que utilizam recursos como chatbots, assistentes virtuais, Inteligência Artificial e automação de fluxos. As longas esperas ao telefone e as respostas lentas por e-mail dão lugar a soluções tecnológicas que permitem interações rápidas e personalizadas.

Aprimorar o atendimento tornou-se uma necessidade, uma vez que 70% dos consumidores entendem que uma empresa é boa quando o serviço que presta é de qualidade, de acordo com um estudo da Genesys. A pesquisa revelou que as condições dessas experiências afetam a reputação de uma empresa e a qualidade dos seus serviços para o cliente. Para acompanhar essa tendência, especialistas do mercado de tecnologia defendem que a vivência dos usuários, clientes e funcionários deve estar conectada por meio de recursos e interações específicas.

“As empresas líderes em experiência do consumidor no mercado são aquelas que sabem como vincular dados e métricas diretamente aos resultados de seus negócios, tomando decisões inteligentes e sempre priorizando o cliente”, analisa Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba. Para ele, é importante ter em mente que o comportamento do consumidor mudou e que o mercado está migrando para a Indústria 4.0. “Entre outras coisas, isso significa que as fronteiras entre on-line e off-line estão cada vez mais difíceis de serem delimitadas”, complementa.

Digitalizar para humanizar

Investir na experiência é fundamental para as empresas que buscam se manter competitivas em um mercado em constante transformação. No Paraná, as companhias têm se voltado cada vez mais para soluções digitais que humanizam o atendimento e impulsionam os negócios. Esse movimento tem contribuído para o estado se consolidar como um polo tecnológico, atraindo investimentos e empresas de tecnologia de todo o país. Além disso, a cidade de Curitiba tem se destacado globalmente, figurando novamente na lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF).

Nessa onda pela humanização do atendimento, a Inteligência Artificial (IA) ganha um protagonismo impressionante e deve ditar o futuro dos negócios. “Com os chatbots, a IA permite que as empresas automatizem tarefas rotineiras e forneçam respostas rápidas e precisas para perguntas frequentes, possibilitando que os funcionários se concentrem em tarefas complexas e estejam disponíveis para fornecer um atendimento mais personalizado, consultivo e humanizado”, explica o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.

De acordo com um estudo divulgado pela SAS, 56% dos consumidores não estão satisfeitos com as experiências omnichannel oferecidas pelas marcas. Para Márcio Viana, isso ocorre porque os clientes precisam ser vistos como indivíduos únicos e não como meros números na fila de atendimento. “Com a abordagem correta, a tecnologia pode ser uma aliada valiosa, aprimorando a experiência e permitindo ganhos quando o assunto for eficiência. São passos importantes que vão redefinir a forma como as empresas interagem com os consumidores, trazendo a humanização para dentro dos processos como nunca antes visto”, finaliza.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.  

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >