Exposição gratuita aborda universo musical por meio de colagens

[flgallery id=1575 /]
De 4 de junho a 30 de julho, a Biblioteca Central da Universidade Positivo (UP) recebe a mostra “A Nova Colagem”, do artista e músico Roberto Mattar. Com 14 peças que utilizam características das vanguardas cubista, construtivista, minimalista e geométrica, a exposição tem como tema o universo musical. A mostra é aberta ao público e funciona das 8h às 22h.
Como os títulos das séries de obras sugerem, “Estruturas Harmônicas”, “Paisagem Sonora”, “Melodias” e “Violões”, os trabalhos estabelecem um diálogo entre o visual e a música, desenvolvendo uma poética da paisagem do som. Segundo o artista, a materialidade do som e as formas, os tons e as cores, remetem à experiência da simultaneamente dos sentidos, de uma correspondência do visível e do audível. “Essa simultaneidade dos sentidos é algo presente na minha vida e obra. Proponho um reencontro visual com o som nessas novas séries de trabalhos”, conta Mattar.
 
Serviço
Exposição A Nova Colagem
Onde: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville | Biblioteca Central (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)
Quando: de 4 de junho a 30 de julho
Quanto: Entrada gratuita
 
Sobre o artista
Roberto Mattar é músico e artista visual natural de Maringá e residente de Curitiba. Seu interesse pelo desenho, forma e cor está presente desde cedo, pelo convívio e pelo trabalho junto ao pai, o artista plástico, escultor e muralista Zanzal Mattar. Junto dele realizou inúmeros trabalhos entre esculturas e murais espalhados pela cidade de Maringá, entre eles o mural Caravelas, no Clube Centro Português; o painel Ciclo, na Agência do Sicredi; e a escultura Deusa Themis, no átrio do Fórum de Maringá. Graduou-se em Violão Erudito, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e lecionou violão, no Núcleo de Atividades Artísticas Marista, durante 10 anos. Ministrou oficinas culturais e aulas de violão em diversos projetos sociais e escolas de música de Maringá e região. Em 2004, formou a primeira Orquestra de Violões de crianças do Estado do Paraná. É membro fundador do Instituto Zanzal Mattar, onde realiza trabalhos como artista visual. Realizou inúmeros trabalhos entre painéis, pinturas, esculturas e troféus. É criador dos troféus “Prémio Jovem Empreendedor”, da Associação Comercial de Maringá, e Troféu 30 Anos do Sicredi. Tem obras em exposição permanente na Moldura Minuto. Em 2013, realizou a mostra “Aquarelas Curitiba”, no Memorial do TRE; em 2015, no Museu do Jardim Botânico de Curitiba; e, em 2017, no Restaurante Mezanino das Artes. Intitula seu trabalho como a Nova Colagem, técnica que passou a desenvolver a partir de 2012. Atualmente, mantém projetos no campo da música e das artes visuais.

Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

COMBO
Aussie entra no clima da torcida e lança o Hexa Chicken Sandwich por tempo limitado
WhatsApp-Image-2026-06-16-at-13.57
Toy Story 5 reacende debate sobre infância hiperconectada
v2-4a864264-c5e1-4ecb-a75c-7ffb7ed49cd3 (1)
Das capitais para o interior: Franquias já estão em 7 de cada 10 municípios brasileiros

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

COMBO
Aussie entra no clima da torcida e lança o Hexa Chicken Sandwich por tempo limitado
Disponível exclusivamente no delivery, o lançamento foi pensado para acompanhar os encontros que reúnem...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2026-06-16-at-13.57
Toy Story 5 reacende debate sobre infância hiperconectada
Novo filme da Pixar coloca brinquedos em confronto com um tablet inteligente e provoca discussão sobre...
Saiba mais >
v2-4a864264-c5e1-4ecb-a75c-7ffb7ed49cd3 (1)
Das capitais para o interior: Franquias já estão em 7 de cada 10 municípios brasileiros
Setor chega a 70% das cidades e foco da expansão está nas médias e pequenas – justamente onde cresce...
Saiba mais >
Envato Imagens
Pamplona reduz em mais de 50% o tempo de contratação com solução de RH da Senior
Com automação e inteligência artificial, agroindústria catarinense digitalizou etapas de recrutamento,...
Saiba mais >