Família tem papel decisivo na escolha da profissão

[flgallery id=363 /]

Mostra de Profissões promove workshop e atividades para ajudar os pais a entenderem os adolescentes e identificarem anseios e aptidões dos vestibulandos

Na próxima semana, a Universidade Positivo (UP) recebe vestibulandos para a Mostra de Profissões UP 2016. O evento, que acontece das 8h30 às 21h30 do dia 23, vai ajudar os estudantes na escolha da profissão, com oficinas, visitas guiadas ao câmpus e bate-papo com alunos e estudantes de mais de 50 cursos superiores.
A grande novidade deste ano é que o evento não foi planejado para receber apenas os estudantes, mas toda a sua família. “A escolha do curso superior é uma decisão que afetará o resto da vida do estudante. Por isso, em geral, os pais atuam como conselheiros experientes. Assim, é importante que pais e filhos conheçam a realidade das profissões e a qualidade da instituição a fim de que a escolha conte com as melhores informações”, explica o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins.
Um estudo realizado no mês passado pela Universidade Anhembi Morumbi mostrou que a família é o fator que mais influencia os jovens na hora de escolher a profissão. Dos 31 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio que responderam a pesquisa, 35% consideraram a família como o fator mais importante. Os profissionais da área foram apontados como fator de influência por 34%; a remuneração, por 17%; e a experiência profissional, por 13% dos jovens. “Os pais e os familiares são decisivos na maioria das escolhas feitas por vestibulandos, em geral em faixa etária muito jovem. Quanto mais e melhores informações, mais os pais poderão cumprir bem seu papel de conselheiro do filho”, afirma Pio Martins.
As atividades voltadas à família estão concentradas no período da noite. Além de apresentações culturais e festival de food trucks, os familiares vão contar com uma mesa-redonda interativa com a psicóloga Maisa Pannuti e o professor Ivo Carraro, referência em direcionamento profissional. A ideia é ajudar os pais a entender essa fase da vida dos filhos e possibilitar que busquem formas de auxiliá-los. “É uma conversa com especialistas para aprender a lidar com as ansiedades e frustações dos filhos”, explica o reitor. A mesa-redonda é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição. Já os estudantes que quiserem participar das oficinas, visitas guiadas, bate-papos, talk show, apresentações e gincana do vestibular, devem se inscrever gratuitamente no hotsite up.edu.br/mostra. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
 
Serviço
Mostra de Profissões UP 2016
Data: 23 de agosto
Local Universidade Positivo
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Informações e inscrições:up.edu.br/mostra
 
Programação
Feira de cursos: das 8h30 às 21h
Oficinas e visitas guiadas
Das 8h30 às 9h15
Das 9h30 às 10h15
Das 14h15 às 15h
Das 15h15 às 16h
Das 19h30 às 20h15
 
Bate-papo com Thais Marques
Das 10h30 às 11h30
 
Bate-papo com Gustavo Horn
Das 10h30 às 11h30
 
Bate-papo com todos os convidados, mediado por Bic Mueller e Thiago Pasqualotto
Das 16h30 às 17h30
 
Bate-papo com Bibi Tatto
Das 20h30 às 21h30
 
Atividades para pais e familiares
Das 20h30 às 21h30
 
Pocket-Show com Tesão Piá 12h e 18h
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (33 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >
Thiago Cassi Bobato é coordenador médico do Pronto Socorro e do Hospital Universitário Cajuru Créditos: Divulgação
Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública
Thiago Cassi Bobato* A cada dia que passa, as manchetes dos jornais nos confrontam com uma realidade...
Saiba mais >