Famoso no exterior, Self Storage cresce no Brasil

[flgallery id=1253 /]

Espaços para guardar todo tipo de objeto são usados como “extensão da casa” e empresas

O conceito já é amplamente difundido nos Estados Unidos, mas vem ganhando adeptos também no Brasil. Por lá, a prática de alugar boxes para guardar o que não cabe mais em casa, no estoque ou no almoxarifado da empresa é bastante comum e vem desde a década de 1960. São as chamadas self storage que hoje figuram como a atividade que mais cresce no setor imobiliário americano. São mais de 60 mil locais dedicados a isso, com mais de 25 milhões de boxes.
No Brasil, os primeiros espaços começaram a surgir na última década. Atualmente, são cerca de 200, sendo que 60% deles estão em São Paulo, com Rio de Janeiro e Minas Gerais na sequência. De acordo com dados da Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass), o mercado tem crescido cerca de 5% ao ano – mesmo com a retração econômica.
A tendência de crescimento na demanda é mundial e o motivo do sucesso é a facilidade de adequação as mais diferentes necessidades. Como os boxes têm metragens variadas, há quem use para proteger móveis durante uma reforma, para guardar objetos que não cabem mais em casa ou ainda para empresários, principalmente de e-commerce, armazenarem seus estoques. A praticidade de não precisar de um fiador e ficar livre de taxas como IPTU, condomínio, água e luz são outros atrativos. O aluguel é feito sem burocracia, apenas para o período que a pessoa precisa.
Em Curitiba, capital conhecida pela exigência dos consumidores, os espaços vêm se tornando ainda mais funcionais. Enquanto no início, as primeiras self storage surgiram em grandes galpões improvisados, distantes da região central da cidade, as alternativas que dispensam um deslocamento tão grande e com cuidado maior nos ambientes estão chamando a atenção. Um exemplo é a Espaço A+, inaugurada em janeiro de 2017, na rua 24 de maio, bem no centro da cidade. Além da fachada moderna, os corredores são claros e os tons de laranja e azul trazem alegria para o espaço. Diferenciais que vêm se destacando no momento de optar pelo espaço.
É o caso da apresentadora de TV e advogada Cibele Fontanela, que recebeu a sugestão do espaço de sua irmã, que é arquiteta. “Estava procurando um local para guardar meus móveis, durante a reforma de meus imóveis, mas só encontrava galpões abertos e com infraestrutura deficitária. Quando conheci a Espaço A+ fiquei impressionada. Ambientes bem iluminados, limpos, com carrinhos para descarregar os materiais e até um cheirinho especial nos corredores”, comenta Cibele. “Além disso, oferecem seguro e um bom atendimento”, completa.
Os sócios-proprietários do negócio, Almir W. Parigot de Souza Filho e Sabrina Motta Fuzeti de Medeiros, pesquisaram o mercado brasileiro e já estão ampliando o projeto com um novo endereço com boxes climatizados, que será inaugurado em breve, para permitir o armazenamento de produtos perecíveis.
Na unidade central, está prevista uma grande ampliação em 2018. O objetivo é oferecer mais boxes, com novas opções de tamanhos, além de um espaço de coworking, demanda solicitada por boa parte dos clientes. “Empresários que administram e-commerces, que trabalham com revenda de produtos ou executam ações promocionais e eventos, descobriram na self storage uma excelente opção para reduzir seus custos consideravelmente. Utilizam os espaços para armazenamento de mercadorias e administram o negócio fazendo home office ou utilizando espaços de coworking”, revela Almir, sócios-proprietário da Espaço A+. “Devido a essa demanda, planejamos essa grande ampliação. Nossos clientes estão nos pedindo um coworking com a mesma qualidade da self storage”, revela.
O crescimento dos pequenos empreendimentos e alto valor dos imóveis são os principais fatores de impulsionamento do segmento das self storages e a tendência é que o mercado brasileiro siga os mesmos passos do exterior.
 
Serviço
Espaço A+ Self Storage – Rua 24 de Maio, 452 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3079-1112
Site: www.espacoamaisself.com.br

Share:

Latest posts

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Imóveis de Primeira e Invictta Imóveis Especiais foram as vencedoras da noite A construtora A.Yoshii,...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >