Feira Mulheres que Somam acontece de 9 a 11 de maio

Evento estimula o empreendedorismo feminino e ajuda cerca de 200 famílias de Curitiba e Região Metropolitana

De 9 a 11 de maio, a Universidade Positivo (UP) recebe a feira das Mulheres que Somam, um coletivo feminino que estimula o empreendedorismo e a geração de renda entre mulheres chefes de família em vulnerabilidade social. Das 8h às 21h, a feira oferece um portfólio diversificado de produtos criativos, sustentáveis e artesanais. São perfumes, cosméticos, roupas feminina e infantil, calçados, utensílios domésticos, costura criativa, doces gourmet e veganos, lanches, comida da roça, caldo de cana, queijos, pães de fermentação natural, massas frescas, produtos fit e lowcarb, óleos essenciais, bijuterias, quadros, pedras, artesanato religioso e místico, produtos geek, crochê, bolachas caseiras, acessórios para pet, entre outros. O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é gratuita.

Idealizado pela fotógrafa e ativista Cida Leit, o grupo de quase 200 empreendedoras foi criado em 2020 com o objetivo de reunir mulheres que querem crescer na carreira e empreender de forma autônoma e independente. Para isso, o projeto passou a contar com a parceria da Business School da Universidade Positivo (BSUP). Coordenada pelo professor Luiz Pinheiro, além da parceria com a BSUP, a Feira está conectada com alguns projetos de extensão institucionais da Universidade Positivo, denominados: “Projeto Empreendedor”, no qual professores e estudantes atuam diretamente com as empreendedoras. 

Segundo Pinheiro, professores e estudantes realizam oficinas práticas de gestão e desenvolvimento de habilidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. “Uma atividade que teve resultados muito positivos para o grupo foi a participação dos alunos de Marketing com a construção do website do projeto, que vem valorizando muito as empreendedoras”, pontua o coordenador da BSUP. “Capacitamos as mulheres para que consigam gerir o próprio negócio com eficiência, qualidade e lucratividade”, diz.

A parceria com a Universidade Positivo prevê a realização da feira todos os meses, nos três campi da UP em Curitiba: Ecoville, Osório e Santos Andrade. Desde a criação, o projeto promoveu 13 edições e acumula muitas histórias. Cida lembra que o grupo teve grande adesão após a pandemia, com mulheres que perderam os empregos, fecharam comércios e sentiram a necessidade de buscar novas oportunidades para sustentar a família.

Com a parceria da Escola de Negócios, o projeto participa de duas iniciativas: “Marketing Digital” e “Plano de Negócios”, que fortalecem a atuação das empreendedoras no mercado. “Essa parceria não só abriu nossa cabeça, como também alavancou as vendas por meio das redes sociais”, conta a idealizadora.

De acordo com o professor Pinheiro, mais de 30 mil pessoas já circularam pelas feiras. “A Business School sente muito orgulho em contribuir na formalização, alavancagem e divulgação dos negócios dessas mulheres que somam e multiplicam, pois geram empregos e incentivam outras mulheres a empreender. A integração entre alunos, professores e empreendedoras tem gerado ótimos resultados”, comemora. Ele acredita que o projeto é a iniciativa de empreendedorismo feminino mais forte de Curitiba, atualmente. “E nos dedicamos a integrar, capacitar, trocar experiência, ajudando a fortalecer a mulher no mundo dos negócios e ampliar conexões, melhorando a gestão administrativa e financeira dessas famílias”, ressalta. 

Cenário

Recentes pesquisas mostram que a atuação feminina nos negócios vem aumentando de modo significativo nos últimos anos no Brasil. O estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que o país está entre os 10 com o maior número de empreendedoras do mundo, e que mais da metade das brasileiras empreendem no segmento de comércio de bens e serviços.

Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indicam que há mais de 9,3 milhões de brasileiras empreendedoras, o que corresponde a 34% dos donos de um negócio no país.

Serviço

Feira Mulheres que Somam – Maio 2023

9 de maio – das 8h às 21h

Universidade Positivo Santos Andrade (R. XV de Novembro, 950 – Centro)

10 de maio – das 8h às 22h

Universidade Positivo Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)

11 de maio – das 8h às 21h

Universidade Positivo Praça Osório (Praça Gen. Osório, 25 – Centro)

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
4K0A6299-2 (1)
30.ª CASACOR Paraná: Five Lounge é repaginado com espaços instagramáveis inspirados no tema "De volta a uma casa, no coração do Batel"
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
Evento tem comidas típicas, brindes, quadrilhas e brincadeiras A Universidade Positivo (UP) –...
Saiba mais >
4K0A6299-2 (1)
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais
Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior...
Saiba mais >
IMG-2736 (1)
Startup de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca fortalece atuação no ecossistema de inovação de Curitiba
Executivos do V1 conhecem principais players do setor com o intuito de firmar parcerias A capital paranaense...
Saiba mais >