Feira Mulheres que Somam acontece de 9 a 11 de maio

Evento estimula o empreendedorismo feminino e ajuda cerca de 200 famílias de Curitiba e Região Metropolitana

De 9 a 11 de maio, a Universidade Positivo (UP) recebe a feira das Mulheres que Somam, um coletivo feminino que estimula o empreendedorismo e a geração de renda entre mulheres chefes de família em vulnerabilidade social. Das 8h às 21h, a feira oferece um portfólio diversificado de produtos criativos, sustentáveis e artesanais. São perfumes, cosméticos, roupas feminina e infantil, calçados, utensílios domésticos, costura criativa, doces gourmet e veganos, lanches, comida da roça, caldo de cana, queijos, pães de fermentação natural, massas frescas, produtos fit e lowcarb, óleos essenciais, bijuterias, quadros, pedras, artesanato religioso e místico, produtos geek, crochê, bolachas caseiras, acessórios para pet, entre outros. O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é gratuita.

Idealizado pela fotógrafa e ativista Cida Leit, o grupo de quase 200 empreendedoras foi criado em 2020 com o objetivo de reunir mulheres que querem crescer na carreira e empreender de forma autônoma e independente. Para isso, o projeto passou a contar com a parceria da Business School da Universidade Positivo (BSUP). Coordenada pelo professor Luiz Pinheiro, além da parceria com a BSUP, a Feira está conectada com alguns projetos de extensão institucionais da Universidade Positivo, denominados: “Projeto Empreendedor”, no qual professores e estudantes atuam diretamente com as empreendedoras. 

Segundo Pinheiro, professores e estudantes realizam oficinas práticas de gestão e desenvolvimento de habilidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. “Uma atividade que teve resultados muito positivos para o grupo foi a participação dos alunos de Marketing com a construção do website do projeto, que vem valorizando muito as empreendedoras”, pontua o coordenador da BSUP. “Capacitamos as mulheres para que consigam gerir o próprio negócio com eficiência, qualidade e lucratividade”, diz.

A parceria com a Universidade Positivo prevê a realização da feira todos os meses, nos três campi da UP em Curitiba: Ecoville, Osório e Santos Andrade. Desde a criação, o projeto promoveu 13 edições e acumula muitas histórias. Cida lembra que o grupo teve grande adesão após a pandemia, com mulheres que perderam os empregos, fecharam comércios e sentiram a necessidade de buscar novas oportunidades para sustentar a família.

Com a parceria da Escola de Negócios, o projeto participa de duas iniciativas: “Marketing Digital” e “Plano de Negócios”, que fortalecem a atuação das empreendedoras no mercado. “Essa parceria não só abriu nossa cabeça, como também alavancou as vendas por meio das redes sociais”, conta a idealizadora.

De acordo com o professor Pinheiro, mais de 30 mil pessoas já circularam pelas feiras. “A Business School sente muito orgulho em contribuir na formalização, alavancagem e divulgação dos negócios dessas mulheres que somam e multiplicam, pois geram empregos e incentivam outras mulheres a empreender. A integração entre alunos, professores e empreendedoras tem gerado ótimos resultados”, comemora. Ele acredita que o projeto é a iniciativa de empreendedorismo feminino mais forte de Curitiba, atualmente. “E nos dedicamos a integrar, capacitar, trocar experiência, ajudando a fortalecer a mulher no mundo dos negócios e ampliar conexões, melhorando a gestão administrativa e financeira dessas famílias”, ressalta. 

Cenário

Recentes pesquisas mostram que a atuação feminina nos negócios vem aumentando de modo significativo nos últimos anos no Brasil. O estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que o país está entre os 10 com o maior número de empreendedoras do mundo, e que mais da metade das brasileiras empreendem no segmento de comércio de bens e serviços.

Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indicam que há mais de 9,3 milhões de brasileiras empreendedoras, o que corresponde a 34% dos donos de um negócio no país.

Serviço

Feira Mulheres que Somam – Maio 2023

9 de maio – das 8h às 21h

Universidade Positivo Santos Andrade (R. XV de Novembro, 950 – Centro)

10 de maio – das 8h às 22h

Universidade Positivo Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)

11 de maio – das 8h às 21h

Universidade Positivo Praça Osório (Praça Gen. Osório, 25 – Centro)

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >