Férias Escolares: confira como transportar as crianças no carro com segurança

Com a chegada das férias de julho, viajar com as crianças é uma das alternativas para os pais inovarem na rotina. Por isso, os cuidados devem ser redobrados para transportar os pequenos de forma segura, além de evitar multas, pois os sistemas de retenção são obrigatórios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em treze anos, o número de mortes de crianças entre 0 e 9 anos no Brasil, devido a traumas decorrentes de acidentes de trânsito, teve queda de 30%. Em 2008, o uso de cadeirinha de segurança, bebê conforto e assento elevado para o transporte de crianças em veículos se tornou obrigatório. Desde então, os números vêm caindo ano a ano.

Para os pequenos, o cinto de segurança não é suficiente, pois foram projetados para os adultos. “O cinto de segurança é adequado quando a faixa transversal passar sobre o ombro e diagonalmente pelo tórax, e a faixa subabdominal apoiada no quadril ou sobre a porção superior das coxas”, explica Mauro Cezar Candido, chefe de oficina da Ford Slaviero, da Ford Slaviero.

Qual dispositivo é mais adequado para cada criança?

  • Bebê conforto: Desde o nascimento, a criança deve ser transportada no bebê conforto, isso porque o equipamento é ideal para recém-nascidos, acomodando e protegendo melhor o bebê. Deve ser instalado de costas para o movimento do carro e obedecendo a um ângulo de inclinação de, no mínimo, 45°. A posição de costas e a inclinação são necessárias, pois até 1 ano de idade, a coluna e os ligamentos do pescoço ainda não suportariam o peso exercido pela cabeça no momento de uma colisão.
  • Cadeira de segurança: A partir dos 4 anos até os 7, dependendo do modelo e especificações do fabricante, a criança deve ser transportada em cadeiras de segurança. Nesse equipamento, o ideal é deixá-la sentada de frente para o movimento, na mesma posição em que os demais ocupantes do veículo. Mauro conta que o dispositivo é dotado de um sistema de retenção de cinco pontos, baseado nos cintos de segurança dos veículos, o que contribui para a distribuição da energia do impacto e faz com que sinta menos a colisão “A altura das tiras pode ser regulada conforme a criança cresce, ficando na altura do ombro ou acima dele. Estão presentes no encosto funções de regulagem de altura, para ajustar de acordo com a altura conveniente e segura para os pequenos”, finaliza.
  • Assento de elevação: Projetado para crianças com peso entre 15 kg e 36 kg, o assento de elevação serve para que, sentadas, fiquem mais altas, ajustando seu centro de massa ao cinto de segurança do veículo e fazendo com que o cinto do carro passe nas partes certas do corpo como o quadril, centro do peito e meio do ombro. “São essas partes que, no momento de uma colisão ou freada brusca, poderão suportar o impacto ocasionado pelo travamento das tiras do cinto de segurança, responsáveis por manter o indivíduo preso ao banco e livre do risco de ejeção”, esclarece o chefe da oficina.

Mais segurança

Mesmo com o equipamento correto, é preciso verificar a eficácia e instalação desses dispositivos para garantir a proteção adequada dos pequenos. “É crucial  seguir as recomendações do fabricante,especialmente em veículos mais modernos, que possuem pontos de fixação isofix integrados à estrutura do veículo, facilitando a fixação da cadeirinha.”

Outra dica é levar uma pessoa adulta no banco traseiro, mesmo que a cadeirinha esteja devidamente instalada e sendo usada corretamente. Essa  medida evita distrações do motorista com as crianças que estão viajando  no banco traseiro.

Além do uso correto das cadeirinhas, existem outros aspectos que merecem atenção na hora de viajar com a família, como verificar a parte mecânica do carro. A revisão é uma bateria de testes que avaliam o estado do carro. “Durante esse processo, são observadas a conservação e o funcionamento de todos os componentes e sistemas, sejam eles mecânicos ou elétricos. Constatando a existência de falhas ou problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável fará a substituição preventiva de algumas peças”, pontua Mauro. Ele aconselha que é melhor investir em revisões programadas do que se deparar com gastos maiores em uma manutenção corretiva.

Pensar em um modelo de carro que ofereça segurança em uma viagem mais longa é essencial, tanto para famílias com crianças quanto para aquelas sem. “Os modelos mais modernos estão equipados com airbags e o isofix, que facilitam a instalação de acessórios de segurança, como os assentos de elevação. Um exemplo disso é a linha Ford Ranger, que oferece conforto para toda a família”. 

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >