Férias: não é hora de desligar

Segundo semestre exige mais dos estudantes. Por isso, é importante estar preparado para a volta às aulas

Não fugir totalmente da rotina de estudos durante as férias é essencial para não prejudicar a aprendizagem na volta às aulas. De acordo com a gestora do 6° ao 8° do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, de Curitiba (PR), Maria Fernanda Suss, o estudante que teve um bom aproveitamento escolar, preferencialmente acima da média, durante o primeiro semestre tende a ter um rendimento sob controle até o fim do ano letivo. Já o aluno que não teve bom desempenho no primeiro semestre, é tempo de dobrar os esforços para recuperar o que foi perdido. “Agora, é necessário correr contra o tempo, visto que na primeira etapa o estudante não se dedicou como deveria”, completa.
Falta de rotina e hábito de estudo, baixo empenho e ausência de dedicação são os grandes vilões do bom rendimento escolar. Para a professora Maria Fernanda, é na adolescência em que tudo fica mais acentuado. “É a época propícia para fugir das obrigações e rotina”, explica. Diante desse cenário, o papel dos pais e educadores é fundamental. “Precisamos ir além do sermão – é necessário monitorá-los e mostrar, de forma tranquila e bem dialogada, os caminhos para que vivam e desfrutem desta época da vida, sem deixar para trás o seu aprendizado”, explica.
Para o gestor de 8° e 9° ano do Colégio Positivo Júnior, professor Carlos Roberto Merlin, muitas vezes, o segundo semestre tende a ser mais “pesado”, já que boa parte do conteúdo das disciplinas escolares do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio são acumulativos. “Muitos conteúdos da segunda etapa possuem como pressuposto a internalização de assuntos referentes ao primeiro bimestre; por isso, é preciso que o aluno esteja preparado e que reforce a rotina diária de estudos para rever alguns temas”, destaca.  De acordo com Merlin, as férias de julho não se assemelham as férias de dezembro. “As férias de verão celebram a conclusão de um ano letivo, o fechamento de uma etapa. Já as férias de inverno devem ser vistas como apenas como uma pausa. É preciso ter em mente que se está no meio de um processo”, completa.
O professor recomenda equilibrar os momentos de lazer, descanso e estudo – e o retorno a rotina deve ser gradual e não abrupta. “O ideal é descansar na primeira semana, retomar aos poucos a rotina de estudo na segunda e, na terceira semana de férias, é preciso que o estudante já retome os horários habituais de dormir e acordar. Assim, ele está preparando o corpo e mente para o restante do ano”, comenta.
 
Atividades que aliam conhecimento e diversão
Para Maria Fernanda, jogos de tabuleiro são ótimas atividades para se aprender brincando. “Além de proporcionar uma saudável experiência de convivência entre os participantes, sejam eles amigos ou familiares, se bem escolhidos, desenvolvem as chamadas funções executivas, que englobam o raciocínio lógico, o autocontrole, a memória, o uso da imaginação e criatividade, requisitos fundamentais para tomadas de decisão na vida adulta.
Além disso, segundo Merlin, ler e viajar são típicos exemplos de como aliar estudo e diversão. “A aquisição de cultura e conhecimento pode se dar por meio das viagens longas e curtas, passeios pela cidade, caminhada nos parques e  visita a museus. Mas de todas as atividades desta natureza, a que mais garante momentos de diversão e ampliação da cultura é a leitura. Ler é viajar, é conhecer, é aprender, é fantasiar, é descobrir, é se surpreender e se encantar”, recomenda.
 
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >