Festas de fim de ano: desafios para pais separados

As festas de fim de ano são uma época de alegria e celebração para a maioria das pessoas. No entanto, para as famílias com pais separados, esse período pode ser marcado por conflitos e tensões. A separação dos pais é um evento traumático para as crianças, que precisam lidar com a mudança de rotina, a perda da convivência com um dos pais e a adaptação a uma nova realidade. 

Os conflitos entre os pais podem piorar nessa época, já que ambos podem estar mais sensíveis e ansiosos. Isso pode gerar uma situação de instabilidade e incerteza para as crianças, que podem se sentir pressionadas a escolher um lado ou se sentirem culpadas por causarem conflitos entre os pais. De acordo com a doutora em Direito e professora do curso de Direito da Universidade Positivo (UP), Anelize Pantaleão Puccini Caminha, para evitar conflitos entre pais durante as festas de fim de ano, é importante que eles busquem um diálogo. “Esse acordo deve ser feito com antecedência, para que as crianças tenham tempo de se preparar para a mudança de casa. Normalmente, quando determinado pelo juiz, a criança fica uma data com o pai e a outra com a mãe, sendo Natal e Ano Novo, respectivamente. Entretanto, é possível, por meio de um acordo, ajustar de forma diferente”.

Se os pais não conseguem chegar a um acordo, é possível buscar a ajuda de um profissional, como um advogado ou um mediador familiar. O profissional pode ajudar os pais a encontrar uma solução que seja justa para todos os envolvidos. “Se não houver acordo, o caso pode ser levado ao Poder Judiciário. O juiz responsável pelo caso irá avaliar o melhor interesse das crianças e determinará como elas serão distribuídas entre os pais”, explica.

A advogada oferece algumas dicas para pais separados que desejam sobreviver às interações durante as festas de final de ano. “Faça um acordo pré-combinado. Determine o período de convivência de cada um, o local em que a criança será entregue e as férias com antecedência. Evite falar mal do outro pai ou mãe na frente dos filhos, pois isso pode causar confusão e angústia nas crianças. Concentre-se no bem-estar dos menores. Lembre-se de que as crianças precisam do amor e do apoio de ambos os pais”, enfatiza.

A advogada faz ainda um alerta: os pais devem se esforçar para conversar e encontrar um acordo que seja bom para todos os envolvidos, incluindo as crianças. “É importante lembrar que elas precisam do amor e do apoio de ambos os pais. Por isso, é importante que os ele se concentrem no bem-estar dos filhos e evitem conflitos desnecessários.”

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >