Festival Folclórico de Etnias do Paraná tem apresentações virtuais

[flgallery id=3320 /]

Evento será transmitido até 30 de agosto nas redes sociais

Realizado tradicionalmente no Teatro Guaíra de Curitiba, o Festival Folclórico de Etnias do Paraná terá apresentações virtuais em sua 59º edição. Por conta da pandemia e das orientações de isolamento social, a organização decidiu  adaptá-lo para um festival 100% online. 

São cerca de 1.500 folcloristas e 16 grupos folclóricos que apresentam a cultura e a tradição de 13 etnias presentes no Paraná. Entre elas está a cultura holandesa, representada pelo Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), o Grupo Folclórico Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e do Coral Masculino “Boerenkoor” (coral dos fazendeiros).

A primeira participação do grupo no festival foi em 1959 e, desde então, somente não participou da edição de 2013. De acordo com Margje Rabbers, coordenadora do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e integrante da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH), o Festival é a apresentação mais esperada do ano e mostra a evolução e desenvoltura dos integrantes. “Para a diretoria, exige dedicação, compromisso e amor ao folclore. Resgatamos músicas antigas a partir do século XVIII em busca da cultura e tradição da Holanda”, diz Margje. 

Quem também comemorou a realização do Festival neste ano foi o gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers. “Em virtude da pandemia, quase todos os eventos e festivais foram cancelados, então ficamos felizes com a realização do festival de forma virtual. É uma maneira de matarmos a saudade das apresentações e conseguirmos entreter o público e envolver toda a nossa comunidade”, explica.

Ele também comenta que a apresentação via rede social é importante para facilitar o acesso para todos aqueles que não tem a oportunidade de viajar até Curitiba. “A distância até o Teatro Guaíra e o horário da apresentação à noite, muitas vezes, impedem que os interessados possam acompanhar a nossa participação, então vai ser importante para podermos levar para eles esse conteúdo”, conclui.

A apresentação do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC) acontece nesta quarta-feira (19) às 20 horas. Os interessados podem assistir às apresentações nas redes sociais oficiais do evento. 

SERVIÇO

59º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

Data: 15 a 30 de agosto de 2020

Mais informações: www.festivalfolclorico.com.br/
Facebook: https://bit.ly/327dW1l
Youtube: https://bit.ly/316gMnS

Sobre a ACBHA Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >