Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi encerra com palestrantes de renome mundial

Apresentações de Marianne Schoemaker, CEO do Rabo Partnerships; Brian Branch, CEO do Woccu; e Elói Zanetti, consultor em marketing, aconteceram na quinta-feira (21), último dia do evento

[flgallery id=2128 /]

Com uma programação de palestras, na quinta-feira, 21 de março, foi encerrado o Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi, realizado em Porto Alegre (RS). O último dia do evento que reúne os presidentes das 114 cooperativas de crédito que compõem o Sicredi, foi marcado pelas palestras da CEO do Rabo Partnerships, Mariane Schoemaker; do CEO e presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Brian Branch; e do escritor e consultor em marketing, Elói Zanetti.
Na primeira apresentação do dia, Marianne foi responsável por levar ao público as estratégias da instituição financeira holandesa para promover a sustentabilidade, com a palestra “Cultivando juntos um mundo melhor”. A executiva abordou as projeções de aumento da população até o final deste século, o que, segundo Marianne, gera alguns desafios globais. “Em 2100, devem haver cerca de 11 bilhões de pessoas no planeta, boa parte delas crianças e adolescentes, o que cria uma necessidade muito grande de produção de alimentos que sejam nutritivos, mas que ao mesmo tempo minimizem os impactos ao meio ambiente. Precisamos produzir mais, com maior qualidade e menor impacto”, resumiu.
Já o CEO e presidente do Woccu apresentou os indicadores relativos ao cooperativismo de crédito no mundo, que atualmente reúne 260 milhões de associados, em mais de 89 mil cooperativas distribuídas por 117 países. Em seguida, Branch fez uma retrospectiva da história do segmento, traçando um paralelo entre o contexto do surgimento do cooperativismo de crédito há dois séculos e os desafios atuais. “A exemplo daquela época, em que as cooperativas foram muito importantes, hoje o cooperativismo de crédito tem um papel relevante em desafios globais como a segurança alimentar, inclusão financeira e geração de empregos”, considerou.
Fazendo um recorte mais específico da América Latina, Branch ressaltou fatores positivos como o alto crescimento registrado, o bom alcance com o público rural e a criação de redes por parte das cooperativas de crédito e apontou os principais desafios para setor. “Assim como na maioria dos países, as grandes questões passam pela utilização da tecnologia para o acesso a serviços financeiros em áreas remotas; o financiamento para pequenas e médias empresas e o crescimento de associados, principalmente os jovens”, resumiu. A respeito da importância da digitalização, o CEO destacou que o segmento tem uma “arma secreta”, se referindo à capacidade de atuar em grupo e “oferecer mais do que simplesmente produtos e serviços”.
Fechando a programação, o consultor e escritor Elói Zanetti, autor do livro “Uma escola sem muros” – que conta a história dos primeiros dez anos do Programa A União Faz a Vida (PUFV), desenvolvido pelo Sicredi, no estado do Paraná –, falou sobre a importância da responsabilidade social na construção de marcas. “Nunca havia visto algo tão forte como o PUFV e sua contribuição para a educação das crianças”, relatou, adicionando que a iniciativa tem um efeito muito forte de construção e defesa de marca. Zanetti falou ainda sobre a relevância de as marcas contarem boas histórias e que sejam reais, promovendo empatia com o público. “No Brasil, eu duvido que alguma instituição financeira tenha uma história de mito fundador tão bonita como a do Sicredi”, disse, fazendo menção à fundação da instituição financeira cooperativa pelo padre Theodor Amstad, na cidade gaúcha de Nova Petrópolis, no início do século passado.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
 *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >