Foz do Itajaí reúne municípios para melhoria da educação pública

[flgallery id=127 /]

Projeto cooperativo é lançado na próxima segunda-feira, em Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o economista Claudio de Moura Castro desembarcam em Itajaí na próxima segunda-feira (25), para o lançamento oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI). A criação do grupo é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação por meio da instituição da cultura de cooperação intermunicipal.
Para isso, o CoGEMFRI implantará, em parceria com o Instituto Positivo, a metodologia de Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). Homologado pelo MEC e implantado em algumas regiões do país, o ADE tem proporcionado avanços significativos para a elaboração e realização de projetos que beneficiam a educação pública dos municípios participantes. Entre os benefícios do projeto, pode-se destacar a identificação dos desafios comuns no território, a troca de experiências intermunicipais, o acesso a programas e recursos públicos e privados e a efetivação de projetos conjuntos – sempre com foco na melhoria da qualidade da educação.
Segundo o presidente da AMFI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o Colegiado vai unir forças para alavancar recursos técnicos, financeiros e pedagógicos propondo avanços que colaborem com a qualificação constante da gestão da educação pública dos dez municípios que possuem características semelhantes: Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Para a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, “a atual crise política e econômica brasileira justifica ainda mais a cooperação em prol de uma área tão sensível para o progresso das pessoas e da sociedade”.
De acordo com o vice-presidente do Instituto Positivo, Lucas Guimarães, “dada importância do regime de colaboração em prol do atingimento das metas vinculadas aos planos de educação, o Instituto Positivo atua apoiando tanto a implantação dos ADEs como também produzindo materiais de referências para que outras regiões possam implantá-los de forma independente”. A atuação do Instituto Positivo na região teve início em março de 2015, com o lançamento do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação de Santa Catarina, em 22 municípios da Região da Grande Florianópolis, que já estão na terceira fase do programa.
 
Serviço:
Lançamento oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI)
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Local: Centreventos Itajaí (Av. Min. Victor Konder, 303 – Centro)
 
Sobre o ADE – O Arranjo de Desenvolvimento da Educação é um modelo de gestão homologado pelo MEC, o qual consta no Plano Nacional da Educação no artigo 7º, parágrafo 7º, conforme abaixo descrito: “Art. 7o  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano”. “§ 7o O fortalecimento do regime de colaboração entre os Municípios dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação.”
Sobre o Instituto Positivo – Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do País, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >