[flgallery id=581 /]
Em parceria com o SESCOOP/PR, as cooperativas Frísia e Castrolanda promovem a Especialização em Inovação e Gestão Estratégica no Agronegócio. O programa, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Laboratório de Agronegócio da Universidade Positivo (UP), foi lançado na última sexta-feira (18), em Carambeí (PR). A aula inaugural contou com a participação do economista e político brasileiro, Reinhold Stephanes, ex-ministro da Agricultura, e único paranaense que já ocupou quatro Ministérios em Brasília.
De acordo com o coordenador do curso, Giovani Ferreira, a proposta da especialização é singular, já que possui dois grandes diferenciais: o corpo docente e a proposta pedagógica. “Nosso corpo docente é um grande destaque, já que 90% dos professores são profissionais do mercado, que levam para os alunos toda a experiência de campo necessária”, afirma. Para Giovani, o agronegócio é muito dinâmico, em que tudo se transforma e evolui muito rápido. “Por isso, a união da academia com o mercado é essencial para formar profissionais que possam acompanhar o dinamismo da área”, completa.
Outro diferencial é a prática que o curso promove. Metade das aulas acontecem em campo, o que possibilita que o aluno aprenda os conceitos e já possa aplicá-los. “A ideia é que, em uma aula de logística, por exemplo, os alunos possam visitar um porto e verificar o funcionamento na prática. Nada melhor que a experiência de campo para explicar a teoria”, explica. Com carga horária de 420h, as aulas são quinzenais e acontecem in company, na cooperativa Frísia e seguem até dezembro de 2017.
Mercado
Com a expansão do agronegócio, o segmento desponta como um dos mercados de trabalho mais abrangentes no país. O economista José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo (UP), acredita que, mesmo com a crise pela qual o país passa, as oportunidades no setor serão aumentadas substancialmente nos próximos anos. “Há várias razões para isso: dos dez produtos mais exportados pelo país, oito são do agronegócio. O Brasil tornou-se o maior exportador mundial de carnes industrializadas, a população de bovinos é maior do que a população de pessoas (são 210 milhões de cabeças de boi para 204,7 milhões de habitantes). O mercado de trabalho está em todos os elos de uma extensa cadeia produtiva, dentro e fora da porteira, no campo e na cidade”, afirma.
Serviço
Especialização em Inovação e Gestão Estratégica no Agronegócio
Data: de 18 de novembro de 2016 a dezembro de 2017
Onde: Cooperativa Frísia (Av. dos Pioneiros, 2405 – Centro | Carambeí)
Informações: mba@up.edu.br ou pelo telefone (41) 3250-3737
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.