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Frooty revoluciona atendimento ao cliente com fluig

Postado no dia: 19 de julho de 2018
Frooty revoluciona atendimento ao cliente com fluig

Pioneira no mercado de açaí, empresa apostou na plataforma da TOTVS para aprimorar comunicação do time de vendas, melhorar gestão e impulsionar sua expansão em 2018

A Frooty é pioneira e líder do mercado de creme de açaí no Brasil, mas para chegar ao estágio atual da marca, o empreendedor Marcelo Cesana entendeu que persistência e disciplina eram fundamentais para qualquer negócio. Aprender a superar as dificuldades também foi essencial. Em 1994, a primeira loja de frozen yogurt não conquistou admiradores e fechou. Na época, o consumidor brasileiro mal sabia sobre o produto e a solução foi apostar no creme de açaí – o que fez com que seu negócio deslanchasse de vez.

A Frooty chegou então aos supermercados, com produtos para consumir em casa. O leque de mercadorias aumentou, com potes maiores, novos sabores e opções sem açúcar. Hoje, a Frooty atende quase 30 mil pontos de vendas no País. Além disso, exporta para mais de 15 países, entre eles, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, e cresceu cerca de 25% em 2017. Esse avanço só seria possível com uma tecnologia que suportasse as demandas e proporcionasse o apoio necessário para profissionalizar e otimizar a gestão.

Após tantas dificuldades superadas, o desafio era garantir mobilidade à operação comercial de forma a conquistar um time de vendas mais conectado para oferecer um atendimento mais proativo aos clientes e eliminar os retrabalhos. Para apoiar essa mudança, a empresa escolheu o fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, robusta o suficiente para acompanhar o crescimento da empresa. Por ser móvel e integrável ao Enterprise Resources Planning (ERP), permite a personalização de forma mais simples e aderente às peculiaridades da Frooty. Além disso, ia de encontro à visão da equipe de TI, que queria evitar a customização nos sistemas legados.

Atualmente, a Frooty conta com colaboradores da área comercial espalhados pelo Brasil, mas a operação de vendas no campo era realizada via telefonemas e troca de e-mails para atividades como pedidos de compras, cadastros de novos clientes, acesso a histórico de pedidos. A ideia era agregar uma tecnologia que apoiasse essa comunicação, integrasse os processos e as informações enviadas ao backoffice.

Além disso, a empresa estava em busca de oferecer um melhor atendimento ao seus clientes, obter uma visão dinâmica dos produtos disponíveis em estoques e visibilidade dos dados contidos no ERP Microsoft Dynamics, que poderiam facilitar o fornecimento de informações e tirar dúvidas simples do dia a dia, como status do pedido de entrega, por exemplo.

Para simplificar a comunicação entre as áreas, a Frooty optou por criar um portal de vendas, apoiado no fluig e batizado de Conecta Frooty. Integrado ao seu principal sistema, fornecendo recursos e informação para equipe de vendedores na rua, com o portal, a empresa digitalizou os principais processos do backoffice. “O fluig consegue ir além da solução necessária para o momento, oferecendo um universo de possibilidades para uma melhor gestão. Com toda certeza, a plataforma foi essencial para a mudança e avanço da empresa. Sem o fluig, não teríamos todo esse equilíbrio. Ele é o maestro da nossa operação”, afirma Leonardo Queiroz, head de TI da Frooty Brasil.

Com a plataforma, a empresa melhorou a visibilidade do estoque e rastreabilidade dos processos. Agora, é possível monitorar o pedido, desde de sua pré-venda à entrega, com datas e checklists de todas as etapas. Além disso, permitiu a criação de uma interface personalizada para o vendedor, com acesso às metas, dados e solicitações de clientes. Os vendedores também podem criar pedidos, com sugestões baseadas no histórico do cliente – tudo integrado ao software de gestão da empresa.

Os ganhos gerados pela utilização do fluig foram imediatos, impactando de ponta-a-ponta a empresa. O padrão de qualidade ficou maior e os retrabalhos e erros operacionais diminuíram drasticamente. “Empresas de rápido crescimento como a Frooty precisam ganhar escala com custos decrescentes, fluig é a plataforma que habilita a jornada de Transformação Digital das empresas, por isso é a solução ideal para empresas construírem processos ágeis de gestão que permitam que o crescimento exponencial dos negócios aconteça. Transformação Digital tem um ethos claro, é fazer mais rápido e mais barato e a Frooty já vive esse ethos com fluig”, comenta Mario Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.

Responsável por alavancar a fama e o consumo do açaí no Brasil, a Frooty produz aproximadamente 80 toneladas de creme de açaí por dia. A marca segue ganhando público e passou a apostar em novas frutas para desenvolver seus cremes, como a pitaya vermelha. Além disso, acaba de lançar sucos e smoothies. Para 2018, a organização tem como meta crescer 25%, com o apoio do fluig, assim como neste ano.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

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