Fundador do Grupo A.Yoshii fala sobre influência da cultura japonesa, valores, desafios e impactos da pandemia

“Todo engenheiro começa fazendo uma primeira casa”. Assim começou a trajetória de sucesso de Atsushi Yoshii, fundador do Grupo A.Yoshii em 1965 e presidente do Conselho de Administração da construtora. Depois de casas, vieram lojas de departamentos, bancos, escolas e universidades, usinas, cooperativas e inúmeras obras para corporações de médio e grande porte. No portfólio também tem o setor de incorporação imobiliária. Todos estes segmentos fazem parte do Grupo A.Yoshii, que completa 55 anos em 2020.

Histórias sobre essa trajetória foram contadas pelo fundador da empresa durante o webinar realizado pelo Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), no dia 23 de junho, com a participação do primeiro sucessor da empresa Jacto Máquinas Agrícolas e presidente da Fundação Shunji Nishimura, Jiro Nishimura, e mediação do sócio da Friendz Med, Leandro Hattori.

Durante a live, Atsushi Yoshii falou sobre a importância dos valores como ética, transparência, cumprimento de prazos e qualidade para a definição das estratégias do Grupo. No caso do fundador da A.Yoshii, a educação recebida dos pais, somada aos princípios da cultura oriental e ao período em que se especializou no Japão serviram de base para construir os valores da empresa. “Temos no capital humano e na qualidade dos relacionamentos – colaboradores, parceiros, clientes e comunidade – um dos nossos maiores valores. É o clima organizacional de excelência que nos permite avançar ano após ano”, afirma Yoshii.

Apesar de lidar com desafios há 55 anos, a pandemia foi um dos maiores enigmas de sua carreira. “Essa pandemia é imprevisível e impactante para a saúde e para a economia, porque não temos como dimensioná-la. Não sabemos o tamanho dos prejuízos para a nação e nem o tempo que isso vai durar”, avalia o presidente do Conselho de Administração da construtora. 

Contudo, para ele, a cada desafio, surgem soluções e uma nova estratégia. No caso do Grupo A.Yoshii, foi a tecnologia: a empresa investiu em plataformas digitais para permitir que grande parte da equipe trabalhasse de casa, com reuniões online, além dos tour virtuais nos apartamentos decorados, vendas e contratos online. 

Para Atsushi Yoshii, os impactos da Covid-19 permanecerão depois da pandemia, com mudanças na rotina das famílias. “Os conceitos vão mudar, assim como a maneira de nos relacionarmos com as pessoas e os espaços, especialmente dentro de casa. O home office será cada vez mais comum, pois vem se mostrando eficaz e prático”, explica.

No webinar, o fundador da A.Yoshii também falou sobre os projetos sociais da construtora, desenvolvidos por meio do Instituto A.Yoshii. São ações voltadas à cultura, formação de pessoas e, principalmente, educação. Um dos casos citados é o trabalho desenvolvido com a Associação Guarda Mirim de Londrina, que impacta 900 jovens e suas famílias todos os meses.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br 

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí
Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram...
Saiba mais >