Fundo Social: projeto cooperativo destina R$ 1,8 milhão a entidades beneficentes 

Sicredi Iguaçu PR/SC/SP beneficiou mais de 250 mil pessoas com verbas destinadas a 181 organização sem fins lucrativos no último ano, contemplando 19 projetos na Região Metropolitana de Campinas

O Fundo Social 2024, programa que destina parte dos resultados da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP para projetos sociais de interesse coletivo, vai destinar R$ 1.898.744,76 para entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos.  Em 2023, ao todo, 181 projetos das regiões de atuação da cooperativa foram contemplados, beneficiando mais de 250 mil pessoas direta e indiretamente, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Este é o terceiro ano que a nossa instituição financeira cooperativa destina verbas do Fundo Social a quem mais precisa. A iniciativa se conecta diretamente com a nossa estratégia de sustentabilidade. Queremos promover transformações positivas e impacto real nas cidades onde estamos presentes. Acreditamos que ajudando a viabilizar projetos sociais como estes, estamos gerando prosperidade e contribuindo para o futuro de todos”, explica o presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Eleutério Benin.

O Fundo Social é constituído e mantido com recursos originários de destinação de percentual determinado das sobras (resultados) líquidas da cooperativa, apuradas em cada exercício. A composição desses recursos é feita por meio da destinação de até 3% das sobras da cooperativa do exercício anterior, conforme o Estatuto Social. Cabe ao Conselho de Administração decidir qual será o percentual, observando o limite previsto no Estatuto. Para 2024, o Conselho de Administração da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP destinou 2% do resultado do exercício anterior, valor que foi distribuído entre as mais de 30 agências da cooperativa.

Para a seleção dos projetos são considerados como critérios: maior número de pessoas impactadas; maior temporalidade dos benefícios gerados; maior benefício social à comunidade; maior abrangência local; êxito em projetos similares já realizados; e aprovação da prestação de contas, caso a entidade já tenha sido contemplada em exercícios sociais anteriores com recursos do Fundo Social.

Fundo Social na RMC

Em 2023, 19 entidades localizadas nos municípios de Campinas, Valinhos, Paulínia, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa, onde a cooperativa possui agências, foram contempladas. Os projetos abrangeram áreas como educação, saúde, inclusão social, esporte, cultura, desenvolvimento local, meio ambiente e segurança, e receberam de 1 a 12 salários-mínimos por entidade. A cooperativa disponibilizou o recurso e as instituições tiveram até o final do ano para realizar a ação e, posteriormente, prestar contas da utilização do recurso e dos resultados do projeto.

Como participar?

Entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, estabelecidas nos municípios da área de atuação da cooperativa e associadas à Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, poderão concorrer às verbas do Fundo Social, anualmente. A divulgação dos projetos contemplados geralmente ocorre em maio, quando os recursos são liberados. As inscrições seguem até o dia 20 de março e podem ser feitas pelo site www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube  

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >