Gentileza gera gentileza: caixa de elogios motiva colegas de trabalho e incentiva boas práticas em hospitais

Ação busca fortalecer a cultura e o bom relacionamento entre profissionais de saúde que dependem do esforço conjunto para salvar vidas

Feedbacks positivos e qualidade nos relacionamentos levam colaboradores a serem 2,4 vezes mais engajados no trabalho, como mostrou um levantamento da Pulses, empresa especializada em clima organizacional. E esse engajamento pode fazer toda a diferença em ambientes em que o trabalho em equipe reflete no acolhimento a pessoas que vivem momentos de fragilidade. Essa é a realidade de instituições de saúde, em que a conexão entre profissionais ganha ainda mais importância. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas dependem uns dos outros para desempenhar o papel crucial de salvar vidas. Por isso, alguns hospitais têm dado cada vez mais espaço para ações que incentivem as trocas de elogios entre colegas de trabalho.

Mostrar gratidão não precisa ter data ou ocasião especial. Mas, para dar certo de verdade, o elogio precisa ser sincero e de preferência não vir da avaliação de apenas uma pessoa. É o que acredita a enfermeira Lorena Pires Fontoura, responsável por implementar uma caixa de elogios entre colaboradores dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, de Curitiba (PR). “A ação se consolidou na rotina hospitalar com as cartas escritas pelos próprios profissionais para outros colegas de trabalho, o que promove a proximidade entre os colaboradores e aprimora o clima entre as diferentes equipes”, detalha Lorena, que atua como coordenadora do centro cirúrgico do Hospital São Marcelino Champagnat.

Valorizar quem cuida

Ana Júlia Toledo Conceição é enfermeira e faz parte desse universo de assistência e cuidado com o próximo. Dentro do seu dia a dia, ela acompanha cada etapa da jornada de tratamento ou recuperação de pacientes do Hospital São Marcelino Champagnat. “A minha rotina mudou depois que surgiu esse canal para motivar e ser motivada. Vejo como uma oportunidade única para poder levar palavras de otimismo para um colega depois de um plantão difícil ou de receber um estímulo antes de começar mais um dia de trabalho”, relata.

“Os profissionais aguardam pelo dia do mês em que lemos os elogios e os resultados já vêm logo na sequência, com a equipe mais próxima, engajada e conectada com outros setores”, explica Lorena. Segundo ela, ações como essa reforçam a valorização e o reconhecimento mútuo, fortalecendo o espírito de colaboração. “É uma ação simples que não demanda custos e depende exclusivamente dos gestores e dos colaboradores, proporcionando esse momento de acolhimento”, complementa.

Cultura do reconhecimento

Uma cultura de reconhecimento é fundamental para motivar e engajar os funcionários. Nesse sentido, elogios bem colocados têm o poder de incentivar esforços a mais e impactar na produtividade. Para Jaqueline Alves Pereira, gerente de Recursos Humanos dos hospitais, que fazem parte da frente de saúde do Grupo Marista, o cuidado com a saúde mental gera efeitos positivos para além do próprio colaborador. “Uma vez que a equipe do hospital tem um bom relacionamento entre si, o atendimento ao paciente fica ainda melhor. Por isso, dedicamo-nos diariamente a ações que aprimorem o clima organizacional, incluindo reiki, espiritualidade, música, acompanhamento psicológico e outras iniciativas diversas, como a caixa de elogios”, conclui Jaqueline.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Share:

Latest posts

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >
Thiago Cassi Bobato é coordenador médico do Pronto Socorro e do Hospital Universitário Cajuru Créditos: Divulgação
Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública
Thiago Cassi Bobato* A cada dia que passa, as manchetes dos jornais nos confrontam com uma realidade...
Saiba mais >