Gestão do trabalho rural na palma da mão – impressora móvel para o agronegócio transforma a atividade no campo

TOTVS lança nova oferta voltada à mobilidade e atende às necessidades dos trabalhadores e produtores rurais

 

Em algumas culturas, o emprego da mão de obra rural representa uma parte significativa dos custos de colheita. No cultivo de frutas, como laranja e uva, ou grãos, como o café, por exemplo, existe uma dependência do conhecimento humano no momento de selecionar o fruto ideal. Dessa forma, fazer com que a gestão do trabalho em campo seja cada vez mais precisa e mais produtiva são desafios constantes e diferenciais competitivos no final da safra. Para isso, o agronegócio tem buscado novas tecnologias para auxiliar na apuração dos resultados e na agilidade dos cálculos de pagamento.
Alguns dados do levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) demonstram os motivos da preocupação dos empresários rurais.  Segundo a pesquisa, a mão de obra foi o principal item dos custos de produção de laranja, sendo que a colheita manual é o que mais custa para os produtores de citrus, em geral.  Em 2001, o produtor tinha que vender à indústria 22 caixas de laranja para pagar um salário mínimo. Em 2015, essa relação subiu para 47 caixas.
No café a situação não é diferente, a mão de obra também é o principal componente dos custos de produção. De acordo com representantes de cooperativas do segmento, os gastos com a colheita não mecanizada chegam a corresponder por 50% do valor final da saca de café, hoje cotada a R$ 500.
Pensando em levar inovação e solucionar essas dores específicas do segmento, a TOTVS apresenta a sua nova oferta de mobilidade – a Impressora Móvel Agro. Conectada via bluetooth ao seu aplicativo de gestão Agro Mobile (que opera em dispositivos, como tablets ou smartphones), ela transforma o controle da jornada dos funcionários. Com o equipamento na palma da mão, o supervisor consegue imprimir o demonstrativo de produção (conhecido pelo jargão, “pirulito”) e entregá-lo ao funcionário, imediatamente, ao fim do seu período de trabalho.
A mobilidade ajuda o produtor a evitar desconfortos trabalhistas, seguindo as regulamentações e acordos coletivos regionais. Com a emissão do comprovante em campo, o funcionário passa a conhecer e controlar a sua produtividade diária, atendendo a uma reivindicação constante dos trabalhadores e sindicatos de classe. Sem o apoio da tecnologia, tudo era feito por um fiscal, com prancheta, papel e caneta – que anotava a produção de cada um e depois transcrevia a informação para o sistema, processo sujeito a erros. O ticket era entregue ao trabalhador, em geral, no dia seguinte, passível de divergências entre as partes.
Pela visão do negócio, a agilidade na gestão da mão de obra impacta diretamente nos resultados – quanto mais rápidos forem processados os apontamentos de horas a pagar, a conferência desses dados e a homologação de quanto o trabalhador irá receber, melhor e mais precisas ficam as previsões de custos das colheitas. Não é feito “na ponta do lápis”, é a tecnologia atuando para garantir velocidade e competitividade às empresas.
“A mobilidade pode garantir um fluxo contínuo de trabalho e atender a questões bastante delicadas do agronegócio. Inovar nas nossas soluções é colocar na mão do produtor rural uma nova forma de se praticar a atividade agrícola no Brasil, com foco em produtividade e competitividade”, finaliza Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS.   
Cabe na palma da mão:
A Impressora Portátil de Cupom PP-10 B – Bematech é leve, pesa apenas 110g, e compacta, com 11cm de comprimento. Pensando na praticidade, ela tem o suporte de uma cinta, presa à calça do usuário, para não precisar ser carregada durante o dia.

Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >