Grupo Fareva aumenta produtividade com apoio da TOTVS

Multinacional francesa do setor de manufatura utiliza o ERP e o WMS da TOTVS para controlar seus processos administrativos e de fabricação – desde o recebimento do pedido até o envio do produto finalizado ao cliente

A Fareva, um dos líderes em manufatura na indústria de cosmético e farmacêutica, adotou o ERP da TOTVS para gerenciar a sua operação no Brasil. Isso foi em 2011, antes mesmo da finalização das obras da fábrica. Neste ano, visando racionalizar, automatizar e aprimorar ainda mais os seus processos e atender à nova legislação do setor, a companhia atualizou o sistema para a versão TOTVS V12. O resultado é uma operação mais ágil e uma gestão mais assertiva e colaborativa, que proporcionou ainda maior produtividade.
A Fareva é um grupo familiar francês com atividade em diversos países do mundo e faturamento de 1,3 bilhão de euros em 2014. A companhia utiliza diferentes sistemas de gestão nos locais onde atua e optou pela solução da TOTVS para controlar a operação brasileira devido à liderança da tecnologia da companhia no segmento de manufatura. A solução permite à direção das fábricas brasileiras enviar à matriz informações consolidadas de pedidos, estoque, compras, financeiro e de fornecedores, semanalmente e de maneira automática.
A atualização para a V12 foi realizada rapidamente devido à metodologia de validação de documentos e geração de relatórios de qualidade rigorosos utilizada pela Fareva. Para evitar impactos durante e após o processo de atualização da ferramenta, foram realizadas três homologações e validações de todos os programas da companhia, com base em uma rotina de teste e print screen de cada uma das telas.
A metodologia, além de evitar impactos, levou a empresa a um novo patamar tecnológico que irá facilitar e viabilizar avanços, evoluções e melhorias constantes. Até o momento, a empresa já inseriu mais de 400 rotinas e procedimentos de diferentes áreas na ferramenta diminuindo, assim, o uso de sistemas paralelos. “Hoje, o ERP centraliza todas as nossas informações, simplificando o dia a dia dos usuários, que têm acesso aos dados da organização por meio de um único login e senha. Além disso, a interface da nova versão é mais simples e totalmente intuitiva, o que conferiu usabilidade à ferramenta e, consequentemente, um aumento na produtividade dos colaboradores”, informa Paolo Callea, gerente de TI da filial brasileira da Fareva Itupeva.
Além disso, como na versão 12 tudo ocorre por meio da plataforma de produtividade e colaboração da TOTVS, o fluig, a solução de gestão ganhou mais agilidade e fluidez, tornando possíveis recursos diferenciais, como Identity Management (centralização da gestão de segurança de acesso), workflows, mobilidade e dashboards de gestão específicos para as diferentes áreas de negócios das empresas. Esses controles aprimoraram a análise da demanda e as tomadas de decisões por parte da diretoria, que passou a controlar recursos internos e externos (clientes, fornecedores e colaboradores).
Para minimizar os impactos da atualização do sistema, que além de oferecer uma nova interface aos usuários conferiu alterações na rotina deles, a Fareva contou com o apoio da TOTVS Consulting, unidade de consultoria da companhia, por meio de um plano de Gestão da Mudança. A iniciativa realiza diversas ações e treinamentos visando ajudar os colaboradores a entenderem o significado e o propósito da mudança.
Atualmente, a companhia atua de duas formas: como serviço, por meio da qual as empresas enviam todos os insumos necessários e a Fareva apenas fabrica o produto, e por meio de um atendimento completo, em que todo o processo fica sob a sua responsabilidade – desde a compra da matéria-prima, passando pela produção, conforme as especificações técnicas do cliente, embalagem e etiquetagem do produto finalizado e a entrega deste para distribuição.
A solução da TOTVS gerencia toda a operação. A ferramenta controla o fluxo de entrada dos insumos, calcula a demanda de planejamento, inclusive a separação e a pesagem da matéria-prima para que a fórmula não sofra alterações. Esse processo é todo automatizado e registrado dentro do ERP.
Além disso, a Fareva utiliza o WMS (Warehouse Management System) da TOTVS. A integração da solução ao sistema de gestão da companhia, permite um acompanhamento preciso das etapas de fabricação e um melhor planejamento, evitando falhas na linha de produção, tudo isso de forma automatizada. “Concluída a produção, o material passa pelo envasamento e etiquetagem e, logo em seguida, é expedido para o cliente. Como não temos estoque, precisamos de muita agilidade e precisão nesse processo”, afirma Callea.
O executivo ressaltou ainda a qualidade do atendimento prime da TOTVS, que, segundo ele, foi uma experiência bastante positiva. O contrato, que incluía esse modelo por apenas um mês, acabou sendo estendido e adotado por período indeterminado, devido ao nível do atendimento prestado, totalmente personalizado e consultivo.
Segundo Carlos Valle, diretor do segmento de Manufatura da TOTVS, a companhia visa, sempre, contribuir com a otimização dos resultados e proporcionar as melhores práticas aos seus clientes. “Para isso, é uma das empresas que mais investe em P&D no Brasil, visando a atualização constante das nossas soluções para atender, de forma diferenciada, às características de cada segmento em que atuamos, transformando a maneira de se trabalhar e fomentando a produtividade nas empresas, além de atender, por completo, as necessidades de legislação de todos os países em que atuamos”.
 
Sobre a TOTVS
Top provedor de soluções de negócios para empresas de todos os portes, líder absoluta no mercado de SMB, atuando, além do backoffice, também de forma intensa no “core”/ “front office” dessas empresas com soluções integradas incluindo software de gestão, plataformas de colaboração e produtividade e consultoria, sendo uma das maiores provedoras de ERP Suíte do mundo, líder na América Latina, com mais de 50% de marketshare no Brasil. Considerada a 22ª marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking da BrandAnalytics. A TOTVS está presente em 39 países, entre filiais, franquias e centros de desenvolvimento. No Brasil, conta com 5 filiais, 52 franquias e 9 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 3 filiais, 15 franquias e 2 centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >
Grupo Marista
Presidente do Grupo Marista é nomeado chefe provincial da Província Marista do Brasil Centro-Sul
Nesta segunda-feira (25/03), o Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos foi nomeado Superior Provincial da...
Saiba mais >