Responsabilidade Social

Postado no dia: 20 agosto 2021

Grupo Marista lança Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2020 e apresenta ações realizadas durante pandemia

Material inclui dados nas áreas de educação e saúde, como bolsas ofertadas, investimento em projetos de alfabetização, internações e atendimentos ambulatoriais

Com forte atuação nas áreas da educação e da saúde, o Grupo Marista lançou nesta quarta-feira (11) o Relatório de Sustentabilidade Corporativa, com as ações realizadas ao longo do ano de 2020. O documento traz as principais iniciativas da instituição que impactaram positivamente a sociedade, tanto na dimensão social quanto no apoio à ciência, educação e saúde na pandemia.

No setor de educação, o destaque é o número de bolsas de estudos ofertadas. Ao todo, foram mais de 17 mil subsídios disponibilizados na educação básica – e também por meio do PROUNI – além do investimento de R$ 732 mil em projetos de alfabetização. Para o superintendente do Grupo Marista, Antonio Rios, a educação é o principal pilar para a transformação da sociedade. “As experiências do último ano trouxeram à tona a importância de, como sociedade, nos voltarmos para o ser humano como centro de tudo. E, também, a urgência de repensar questões sociais, econômicas e ambientais, além de outros fatores que, de alguma forma, impactam nossa vida em comum. Parte essencial do DNA Marista é justamente o cuidado com as pessoas. Por isso, nossa atuação tem acompanhado as mudanças e transformações do mundo”, ressalta. 

Na área de educação, o Grupo Marista atua na educação básica, com Escolas Sociais, Colégios Maristas e Escola Champagnat, no ensino superior, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e ainda com a FTD Educação, editora responsável pela elaboração de materiais didáticos e sistema de ensino, ambos de abrangência nacional.

Setor da saúde em evidência 

Além dos colégios e universidade, o Grupo Marista também administra o Hospital Marcelino Champagnat e o Hospital Universitário Cajuru, ambos em Curitiba, instituições que ganharam ainda mais relevância durante a pandemia. Somente no Hospital Cajuru, que é 100% SUS, foram 12.647 internações, 60.249 atendimentos ambulatoriais e 35.510 atendimentos emergenciais. 

Nesse período, a humanização no atendimento médico foi ainda mais importante e recebeu reforços da tecnologia. Por meio de um robô com características amigáveis, pacientes com covid-19 puderam manter contato virtual com seus amigos e familiares.

Parceria entre saúde e educação

Com a PUCPR e os hospitais, o Grupo Marista uniu forças para o desenvolvimento de pesquisas e projetos que pudessem auxiliar no combate à pandemia. Uma das pesquisas realizadas, demonstrou que, além de problemas no coração, a covid-19 causa lesão no pulmão e, por causa disso, a ventilação mecânica precisa ser mais branda para não agravar ainda mais o quadro do paciente.  

Pesquisadores do Centro de Tecnologia Celular da PUCPR, do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e do Instituto Carlos Chagas (ICC/FiocruzParaná) deram início a um projeto pioneiro para avaliar o uso de células-tronco no tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave do SARS-CoV-2.

Se destacaram ainda projetos da universidade que proporcionaram a impressão de suportes para protetores faciais com distribuição gratuita para profissionais de saúde e o desenvolvimento de respiradores de baixo custo. 

Compliance e Governança

Com a premissa de realizar suas atividades e tomada de decisões baseadas na dedicação e responsabilidade, o Grupo Marista conta com dois conselhos, formados por 12 profissionais cada, sendo dois conselheiros externos – um homem e uma mulher – que se reúnem mensalmente, tendo como principais atribuições estabelecer as metas, diretrizes e objetivos para os negócios. 

Além disso, um Programa de Compliance foi implantado com o papel de apontar caminhos para a convivência harmoniosa, ética e produtiva. A partir dessa ação, todos os colaboradores têm espaço aberto para realizar consultas sobre compliance para que tenham suas dúvidas sanadas antes da realização de qualquer ação prática. Em 2020, foram mais de 600 dúvidas resolvidas, a partir das diretrizes maristas.

Sustentabilidade em foco

Além das ações voltadas para colaboradores, parceiros e sociedade, o investimento em sustentabilidade também está presente no relatório. Com iniciativas focadas em reduzir, reutilizar e reciclar recursos naturais implementadas desde 2018, no ano passado o Grupo Marista totalizou 10.452 m³ de água economizada. Em três anos, com a implementação de um sistema de reaproveitamento de efluentes líquidos descartados no processo industrial, a empresa conseguiu deixar a marca de 50m³ diários e passar para 1,8m³ de água descartada por dia no Parque Gráfico da FTD.

Os dados completos e mais informações do relatório estão disponíveis no link https://grupomarista.org.br/sustentabilidade/ . 

Sobre o Grupo Marista

Idealizado há mais de 200 anos por Marcelino Champagnat, o Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul e está presente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. A empresa atua em diversos setores, como na área de educação básica, com Escolas Sociais, Colégios Maristas e Escola Champagnat, na educação superior, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e ainda com a FTD Educação, que leva material didático com excelência para mais 8 milhões de alunos em todo país. Já na saúde, administra o Hospital Marcelino Champagnat e o Hospital Universitário Cajuru, ambos em Curitiba. O Grupo Marista também atua na defesa de crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o apoio dos mais de 11 mil colaboradores espalhados pelo Brasil, o Grupo tem o objetivo de transformar o mundo por meio da educação e a missão de promover os valores humanos, assim como defender e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. Mais informações: https://grupomarista.org.br/.

  • Tags:
  • Grupo Marista

Notícias relacionadas

Leia mais

Universidade seleciona pacientes para tratamento de harmonização orofacial

A Clínica de Odontologia da Universidade Positivo (UP) está selecionando pacientes para…

Saiba mais
Leia mais

Paciente realiza sonho de conhecer heliponto e aeronave da Polícia Militar dentro de hospital SUS

Já se passaram três anos desde o primeiro internamento de Lucas Camargo no Hospital…

Saiba mais
Leia mais

Com mercado imobiliário de alto padrão em alta, Curitiba ganha empreendimento único

O novo olhar sobre o “morar” e o conceito de viver bem, somados à busca por mais qualidade de…

Saiba mais
Leia mais

Ação inédita de Natal sorteia um apartamento em Londrina (PR)

A chegada das festas de fim de ano de 2021 deve refletir diretamente na retomada da economia no…

Saiba mais

Ver todas notícias

×