Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista

Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios

Não é de hoje que os halls de entrada são valorizados nas edificações. Há registros de que, já no século 18, esses espaços eram planejados nas construções visando proteger o interior dos castelos contra possíveis invasões. 

Com o passar do tempo, o hall de entrada passou a ser visto também como ambientes sociais, evoluindo no mesmo compasso da arquitetura moderna. O mobiliário, a valorização do pé-direito, a biofilia, assim como a combinação de elementos estruturais, iluminação e tecnologia aplicada ao controle de acesso, são alguns dos recursos que os arquitetos utilizam para dar boas-vindas aos visitantes.

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, destaca que esses ambientes devem harmonizar-se com o estilo arquitetônico do empreendimento e transmitir  uma sensação acolhedora e receptiva aos visitantes e moradores. 

“O hall de entrada é um espaço de transição e pode revelar muito sobre o empreendimento. Cada vez mais, esse ambiente recebe uma atenção especial porque reflete o luxo e a sofisticação dos empreendimentos. Eles são a prova de que o charme começa pela porta de entrada”, afirma. 

Veja algumas ideias para halls de entrada, inspirados nos empreendimentos de alto padrão da A.Yoshii:

  1. Recepção à luz natural (Noah – Maringá)

“Além do aspecto sustentável, ao minimizar o uso da iluminação artificial, a eficiente incidência da luz natural pode valorizar o hall de entrada, criando efeitos estéticos com o jogo de luzes e sombras”, explica. No hall de entrada do empreendimento Noah, em Maringá (PR), a abundante iluminação natural é destacada pela fachada de vidro, que harmoniza-se com o paisagismo externo. Essa interação  contribui significativamente para a sensação de bem-estar e receptividade  no ambiente.  

  1. Conexão com a natureza (Etherea – Curitiba)

A biofilia, termo que significa “amor às coisas vivas”, ganhou destaque nos últimos anos e passou a ser incorporada em diferentes ambientes dos edifícios, como no lançamento Etherea, no Ecoville, em Curitiba (PR). O hall de acesso ao empreendimento está ligado a um corredor a céu aberto, envolvo por paisagismo. Nesse espaço, o espelho d´água e as formas arredondadas do mobiliário, alinhadas ao projeto arquitetônico, conferem uma atmosfera de tranquilidade, conforto e sofisticação. 

  1. Combinando elementos (RF Home – Londrina)

Na arquitetura moderna, a madeira é valorizada por sua capacidade de adicionar versatilidade e requinte aos espaços, tornando-se essencial para compor diferentes ambientes e harmonizar com outros elementos. No hall de entrada projetado para o RF Home, em Londrina (PR), a madeira predomina, complementando-se perfeitamente com o paisagismo e o projeto luminotécnico. “A madeira tem ganhado destaque em todos os espaços da casa, incluindo os halls de entrada. Além do seu apelo estético, ela transmite uma sensação de acolhimento e contribui para a ampliação visual dos ambientes”, comenta a arquiteta. 

  1. Imponente e com personalidade (Icon – Campinas)

No projeto do lançamento Icon, em Campinas (SP), o hall de entrada foi projetado para impressionar e refletir a personalidade do projeto residencial de alto padrão. O pé-direito alto é destacado nesse ambiente, que apresenta  uma composição de linhas horizontais e configuração geométrica. Os tons sóbrios complementados pelo mobiliário de formas arredondadas e leves.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 58 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >