Hiperidrose: doença do suor excessivo ganha atenção da classe médica internacional

[flgallery id=1744 /]

Médico brasileiro publica livro de referência internacional sobre o problema que interfere nas atividades do dia a dia e até no desenvolvimento da personalidade de quem é atingido. Pouco conhecida, doença ainda é subtratada e até mesmo negligenciada em todo o mundo

A hiperidrose é uma condição médica em que uma pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível, mesmo quando a temperatura está fria ou quando está em repouso. A doença interfere nas atividades do dia a dia e tem o potencial de prejudicar o desenvolvimento da  personalidade de quem é atingido. “Imagine suor descontroladamente no rosto, nas mãos, nos pés ou nas axilas, sempre que estiver nervoso, inseguro, ansioso… e imagine que isso começa normalmente na adolescência”, instiga o professor de pós-graduação e mestrado da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), Marcelo de Paula Loureiro, que acaba de publicar o livro Hyperhidrosis: A Complete Guide to Diagnosis and Management. A obra, disponível apenas na língua inglesa, já se tornou referência internacional sobre o assunto. Em 285 páginas, divididas em 34 capítulos, o livro aborda amplamente o assunto hiperidrose, a doença do suor excessivo. A obra foi publicada pela Springer – uma das mais importantes editoras científicas do mundo.
Pelo menos 1% da população mundial sofre com a hiperidrose. Mesmo assim, a “doença do suor excessivo” ainda é pouco conhecida e, por isso, subtratada e até mesmo negligenciada. Além disso, existem poucas fontes resumindo o conhecimento sobre o assunto para um público mais amplo. “O objetivo deste livro é fornecer informações completas, desde fisiopatologia até as alternativas terapêuticas mais avançadas”, afirma o autor. A obra conta com a colaboração de três dos mais renomados especialistas da área e tem a intenção de ser um livro de referência prático e de fácil leitura.
Loureiro é diretor do Instituto Jacques Perissat e especialista em cirurgia minimamente invasiva pela Universidade de Bordeaux, na França. Ele começou a se interessar pelo assunto ao pegar, pela primeira vez, a mão da namorada, que hoje é sua esposa e mãe de suas filhas. Tornou-se referência no tratamento do suor nos pés por meio do desenvolvimento da técnica que hoje é a mais utilizada, a simpatectomia pelo acesso endoscópico retroperitoneal.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 61 cursos de Graduação presenciais, três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, mais de 150 programas de Especialização e MBA, cinco cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.
 

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >