+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Hospital referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade recebe Recertificação em Qualidade

Postado no dia: 24 de setembro de 2020
Hospital referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade recebe Recertificação em Qualidade
  1. Equipe de Enfermagem do Hospital Marcelino Champagnat com certificado de 2019Crédito: divulgação Hospital Marcelino Champagnat
  2. Manta térmica descartável fornece calor para manter a temperatura corporal do pacienteCrédito: divulgação Hospital Marcelino Champagnat

Cerca de 45 profissionais de enfermagem e 16 anestesistas estão envolvidos em todo o processo de trabalhos que norteiam a certificação

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR), foi recertificado pelo Programa 3M de Reconhecimento de Boas Práticas, em qualidade assegurada no preparo de pele e normotermia, na categoria Diamante. O certificado reconhece o trabalho de excelência realizado no bloco cirúrgico da instituição, de acordo com normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, além de enaltecer o papel fundamental de toda a equipe envolvida.

Uma das práticas destacadas é a normotermia, que consiste no reaquecimento do paciente que está passando por cirurgia, para prevenção de casos de hipotermia.  O hospital, que é referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, utiliza mantas térmicas descartáveis, que fornecem calor para manter a temperatura corporal.

Além disso, a instituição também adota um protocolo de orientação para que o paciente não se depile em casa antes da cirurgia, para evitar possíveis infecções no pós-operatório. “A tricotomia é realizada no hospital, por um profissional capacitado, quando há a necessidade da retirada dos pelos para uma melhor visualização do médico que vai realizar o procedimento. É feita de maneira responsável para não machucar o paciente e prevenir complicações pós-cirúrgicas”, explica a enfermeira coordenadora do bloco cirúrgico do hospital, Íris de Souza Silva Andriani.  

Cerca de 45 profissionais de enfermagem e 16 anestesistas estão envolvidos em todo o processo de trabalhos que norteiam a certificação.  “Ambos os protocolos contribuem para a prevenção de possíveis infecções hospitalares que poderiam retardar o tratamento dos pacientes. Por isso, os cuidados pré-cirúrgicos são essenciais para a proteção e para garantir um pós-cirúrgico mais tranquilo e sem complicações’, complementa.  

O Programa de Reconhecimento de Boas Práticas em instituições hospitalares foi criado em 2005 pela divisão de Soluções Médicas da 3M. Além de auxiliar o trabalho de milhares de enfermeiros, também contribuiu até o momento com a evolução de aproximadamente 200 instituições do Brasil. O certificado tem vigência até março de 2021.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat 

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Todas as notícias