Imóveis: Mercado de luxo segue aquecido em Campinas

A construção civil registrou o maior número de lançamentos e vendas de imóveis nos últimos dois anos. Ainda, o mercado imobiliário foi um dos principais setores responsáveis em gerar oportunidades de trabalho e reduzir a taxa de desemprego em todo o Brasil entre 2020 e 2021. De acordo com informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os segmentos de médio e alto padrão têm sido os responsáveis pelo aquecimento do mercado neste ano.

Segundo último levantamento da Abrainc os imóveis residenciais associados ao perfil de médio e alto padrão têm apresentado desempenho positivo e consistente, acarretando avanços em termos de participação de mercado. O número de imóveis lançados por esse segmento no último trimestre móvel de 2022 (fevereiro, março e abril) representou uma elevação de 20,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, além de contribuir para a alta de 191,1% nos últimos 12 meses.

“O segmento de médio e alto padrão não foi tão afetado pela conjuntura de desaceleração econômica do país da mesma forma que outros setores. Ao contrário, é ele que vem ajudando a manter a geração de empregos, movimentar negócios dos setores de serviço e comércio, e incentivar a cadeia produtiva industrial na construção civil. Nossos clientes seguem buscando por mais conforto, exclusividade, privacidade e sofisticação”, explica o gerente de unidade da A.Yoshii Campinas, Diogo Fernando Soares Lopez.

O aquecimento do mercado imobiliário é considerado um dos principais termômetros da economia. Em Campinas (SP), não foi diferente. Em 2021 a cidade registrou o maior aumento em número de lançamentos do interior do estado de São Paulo, com crescimento de 147,30%, segundo dados da Abrainc.

Em 2021, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo aprovou projetos imobiliários que totalizaram um valor geral de venda (VGV) estimado em R$ 9,1 bilhões. Para isso, a prefeitura aprovou, em 2021, 13.257 novas unidades residenciais e 699 para comércio e serviços na cidade. Apenas no bairro Cambuí, um dos mais famosos e tradicionais da cidade foram expedidos entre 2019 e 2021, 2.353 alvarás de aprovação, execução, uso e conclusão.

É nesta localização nobre que a A.Yoshii lança o Prestige, quinto empreendimento do grupo na cidade. A escolha do terreno de 2.458,20 metros quadrados colaborou para que se tornasse objeto de desejo dos campineiros. “O bairro é o mais desejado da cidade. Agradável, seguro e muito arborizado, o Cambuí é ponto focal de diversos comércios e lojas de conveniências, estrategicamente próximos ao empreendimento”, ressalta.

Hoje, Campinas é uma das cidades brasileiras com ambiente mais favorável para o mercado imobiliário. O aquecimento do setor impulsiona a atuação da construtora na cidade. “Além do Prestige, pretendemos anunciar outros dois empreendimentos em pontos estratégicos”, complementa Diogo. Os dados validam a expansão imobiliária da A.Yoshii na região.

Prestige: feito para o campineiro

Com perfil contemporâneo e arrojado, paisagismo realizado pelo renomado Marcelo Novaes e projeto arquitetônico assinado pela HMK Arquitetura, o empreendimento conta com uma torre, 29 pavimentos e 45 unidades privativas. O projeto prevê um ou dois apartamentos por andar e área privativa de 221,95 metros quadrados. As unidades possuem opções de plantas de três suítes ou quatro dormitórios (sendo 2 suítes) e 3 suítes com terraço, além  de um apartamento sky garden de 305 metros quadrados privativos no 23° pavimento. O prédio possui acesso principal na Rua Sampaio Peixoto, 121, no Cambuí.

“Serão apartamentos amplos e criados especialmente para o campineiro, numa localização privilegiada do Cambuí. Com uma arquitetura imponente e moderna, uso de cores sóbrias e pele de vidro, o empreendimento explora sacadas e abas para promover a sensação de movimento. Um empreendimento de altíssimo padrão com identidade cosmopolita e moderno,” detalha Diogo.

As áreas comuns são assinadas por José Carlos Spagnuolo e possuem sports bar; espaço influencer; outdoor training; fitness; piscina adulto com deck molhado e spa; playground; quadra esportiva; brinquedoteca; fireplace; garden gourmet com piscina privativa; espaço para mercado autônomo; social gourmet; bicicletário com oficina compartilhada; gestão inteligente de encomendas com espaço para delivery; praça das árvores e espaço teen.

“O futuro morador ainda terá três vagas de garagem, sendo uma delas provida de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos e box privativo com muito espaço para self storage”, ressalta.

Aliando o clássico a tendências de decoração, o decorado do Prestige é assinado pela arquiteta Juliana Meda e conta com sala de jantar, living, varanda com churrasqueira gourmet, cozinha integrada à varanda, área de serviço e área técnica com acesso externo. “Com mobiliários únicos, atemporais, texturas e cores modernas, o Prestige espelha a sofisticação característica da A.Yoshii”, explica a arquiteta.

Boom de obras no Nova Campinas

O aumento no número de projetos e aprovações de empreendimentos verticais em Campinas foi especialmente motivado pela modernização da legislação municipal. Com a mudança nas leis de ocupação e uso do solo, graças à implantação de medidas de desburocratização, o zoneamento na legislação atual permite construções verticais em quase todas as zonas da cidade, como é o caso do Nova Campinas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas (Seplurb), o número de alvarás de aprovação, execução, uso, conclusão e glebas na região do Nova Campinas expedidos entre os anos de 2020 e 2021 cresceu 11.7%, foram 219 alvarás contra 196 entre os anos de 2018 e 2019.

Indo ao encontro do vertiginoso crescimento imobiliário, a A.Yoshii já investiu mais de R$ 100 milhões na cidade e gerou cerca de 1.500 vagas de empregos diretos e indiretos. Desde 2019, o grupo anunciou quatro empreendimentos de luxo na cidade: Le Rêve, no Cambuí e Legend, Harmonie e Aura, no Nova Campinas, bairro no qual a construtora foi pioneira no processo de verticalização. A A.Yoshii segue em franca expansão com previsão de novos lançamentos ainda neste ano.

Sobre a A.Yoshii

Desde 1965, a A.Yoshii atua na construção e incorporação de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. Localizados nos bairros nobres de Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas, os empreendimentos se tornaram cartões postais dessas cidades. Com pontualidade na entrega e excelente padrão de acabamento, a construtora executa suas obras com excelência e inovação, priorizando as demandas do mercado, os anseios dos compradores, a segurança do trabalhador e a conservação ambiental. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >